Implementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6309Keywords:
Avaliação institucional, Avaliação da educação superior, Sistema nacional de avaliaçãoAbstract
O objetivo deste artigo é examinar o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, utilizando o estudo de caso de duas instituições de ensino superior de porte médio: uma de natureza pública, e outra de natureza privada, ambas localizadas na Região Nordeste do Brasil. Através de análise documental foram estudados os documentos institucionais relacionados à avaliação institucional, e através da análise do discurso, as entrevistas realizadas com os membros das Comissões Próprias de Avaliação - CPA de ambas as instituições. Os resultados deste estudo indicam algumas diferenças nos processos de implementação do SINAES nas duas IES, tais como: o nível de participação e envolvimento do corpo social da IES, o modo de funcionamento da CPA, e à relação de poder e autonomia das Comissões Próprias de Avaliação. A conclusão do estudo mostra que a autonomia das comissões próprias de avaliação é um fator que produz forte influência sobre o processo de implementação da política de avaliação nas IES e, por conseqüência, o SINAES tende a produz mais efeitos sobre as IES particulares de pequeno porte, onde a autonomia das comissões é menor.Downloads
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Published
2012-11-06
How to Cite
Lordelo de Sales Ribeiro, J. L., & Verhine, R. E. (2012). Implementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de caso. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6309
Issue
Section
Dossiê: Educação Superior: Políticas, Avaliação e Gestão (finalizado)