Escutar: na dinâmica biológico-cultural do educar

Authors

  • Homero Alves Schlichting Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5471

Keywords:

Palavras-chave, Comunicação, Linguagem e Educação, Cultura.

Abstract

Este texto propõe re-lembrar como o escutar é um processo constitutivo no viver e conviver, e evidnedciar modos fundamentalmente diferentes de escutar. Apresenta-se alguns fundamentos que tratam os fenômenos básicos do humano, apoiado no que têm proposto Humberto Maturana e Ximena Dávila. Há três noções básicas que orientam o que será apresentado neste texto. Primeira: é aquela na qual se vê a pessoa como o observador na linguagem. Segunda: são emoções e emocionares que definem tudo o que fazemos, até mesmo o racional. E a terceira é uma lei sistêmica que diz: “quando em um conjunto de elementos começam a se conservar certas relações, abre-se espaço para que tudo mude em torno das relações que se conservam.” O escutar é olhado como um fenômeno no âmbito relacional do conversar. Daí procura-se evidenciar a centralidade do escutar na educação, ao mostrar os modos básicos do escutar propostos na Biologia-cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Homero Alves Schlichting, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no PPGE - UFSM

Published

2012-10-08

How to Cite

Schlichting, H. A. (2012). Escutar: na dinâmica biológico-cultural do educar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5471

Issue

Section

Artigos