Paternidade em deslocamento: o caso do pai amigo e presente

Authors

  • Maria Simone Vione Schwengber UNIJUÍ
  • Catharina da Cunha Silveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5257

Keywords:

mídia, gênero, paternidade, maternidade

Abstract

O presente artigo é parte de uma pesquisa inspirada no campo dos Estudos de Gênero. Discutimos a emergência de técnicas de governamento da população inerentes ao projeto da modernidade e a criação de dispositivos em movimento da normalização das condutas paternais (amorosas, afetivas) a partir de preceitos científicos. Definimos esse processo educativo contemporâneo mais amplo como politização da família amorosa – não se trata da família que tem mais filhos/as, mas da que tem menos filhos/as e cuida amorosamente e “cientificamente” deles/as. Para esta discussão, selecionamos artigos da revista Pais & Filhos, sobretudo os da coluna “Pais”, em exemplares de 2009. Como estratégia metodológica, utilizamos a análise de discurso. A partir do resultado das análises, focalizamos um movimento que valoriza o modelo de pai presente, amigo, companheiro e marido participante. A revista dá destaque à afetividade masculina, chamando os homens (os pais) a terem uma posição ativa e amorosa no cuidado e educação dos/as filhos/as.

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Author Biographies

Maria Simone Vione Schwengber, UNIJUÍ

Possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

Catharina da Cunha Silveira, UFRGS

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/BIC-UFRGS-CNPq 2008-2011. Têm experiência em Educação na área de Educação Infantil. Dedica-se, desde 2008, ao projeto Vulnerabilidade, programas de inclusão social e práticas educativas: uma abordagem na perspectiva dos estudos de gênero e culturais. Insere-se no conjunto de pesquisas que integram a agenda de estudos da Profa. Dra. Dagmar E. E. Meyer acerca da politização do feminino e da maternidade estudando Representações de Paternidade e Mídia, Paternidade e Políticas públicas.

Published

2012-01-26

How to Cite

Schwengber, M. S. V., & Silveira, C. da C. (2012). Paternidade em deslocamento: o caso do pai amigo e presente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5257

Issue

Section

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)