Português

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i3.48535

Keywords:

Português

Abstract

O artigo, de caráter historiográfico, tem por objetivo investigar o financiamento e os usos da Caixa Escolar nos Jardins de Infância de Brasília entre os anos de 1960 a 1970. Em termos metodológicos, elegeu-se como fonte o jornal Correio Braziliense, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por meio da pesquisa com palavras-chave “caixa escolar” e “jardim de infância” a fim de delinear os contextos em que funcionaram os Jardins de Infância e as suas respectivas Caixas Escolares. Em relação ao financiamento, a pesquisa evidenciou que a Caixa Escolar era custeada tanto por eventos cuja renda era para ela revertida e nos quais a comunidade escolar tomava parte, quanto por contribuições periódicas e individuais feitas por pais de família. No que diz respeito aos usos da Caixa Escolar, foi observado que ela custeava necessidades das instituições que abarcavam aspectos como atendimento a crianças sem recursos, aquisição de materiais escolares e subsídio para compra de lanche ou merenda escolar. Numa situação polemizada pela imprensa, a Caixa Escolar também foi pensada como financiadora de uma festa de formatura em um Jardim de Infância da cidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alana Souza Luz, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação. Professora da Secretaria de Educação do DF.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Universidade de Brasília

Published

2022-12-13

How to Cite

Souza Luz, A., & Tuchinski dos Anjos, J. J. (2022). Português. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.9771/re.v11i3.48535

Issue

Section

Artigos