Imagens do cotidiano e formação sensível

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491

Keywords:

Cultura visual, Leitura de imagens, Imagem publicitária, Educação estética

Abstract

Tendo em vista a necessidade de uma educação voltada à sensibili- dade humana, este artigo busca discorrer acerca do uso da imagem publicitária no ensino da arte como proposta de educação sensível. Partimos da ideia de que toda imagem é produtora de sentido e, portanto, a imagem midiática, tão comumente veiculada nos dias atuais, passa a ser um importante objeto a ser contemplado. Com apoio em Samain (2012), Kossoy (2005) e Joly (2012) em relação aos estudos da imagem e em Duarte Jr. (1981; 2010) e Lemonchois (2003) a respeito da educação do sensível, este texto foi realizado para ser mais uma contribuição às reflexões relacionadas ao uso da imagem no ensi- no da arte na educação básica. Como algumas das considerações apontadas, entendemos que observar, perceber, interpretar e analisar imagens são ações relevantes ao ensino da arte e à formação da sensibilidade. Ao instigar uma percepção mais apurada em relação às imagens publicitárias nos espaços educativos formais, o professor de arte pode contribuir para ampliar a ca- pacidade dos estudantes de fazerem sua leitura de mundo e de produzirem novos sentidos para as suas vivências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2019), possui Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). É professora efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, SC.

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutoramento realizado na Université de Strasbourg (2011) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da mesma instituição.

References

ASSUMPÇÃO, Adriana M.; MIKLOS, Dilson; GOUVÊA, Guaracira. Formação inicial de professores, cultura visual e novas materialidades. Revista Entreideias, Salvador, v. 6, n. 1, p. 27-45, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/20339/14745>. Acesso em: 17 fev. 2021.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2012.

DUARTE JR., João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo, SP: Cortez, Autores Associados, Universidade de Uberlândia, 1981.

______. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5. Ed. Curitiba, PR: Criar Edições, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho.

Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

______. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre, RS: Mediação, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre, RS: Penso, 2017.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOSSOY, Boris. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 25, n. 49, p. 35-42, jan. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882005000100003>. Acesso em: 17 fev. 2021.

LEMONCHOIS. Myriam. Pour une éducation esthétique. Paris: L’Harmattan, 2003.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 8. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura de arte na escola. 4. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012. p. 21-36.

Published

2023-06-30

How to Cite

Francez, L., & Sant’Anna, M. R. (2023). Imagens do cotidiano e formação sensível. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491

Issue

Section

Artigos