Considerações sobre os cursos de formação de professores e o componente estágio supervisionado, na legislação educacional Brasileira.

Authors

  • Arlete Vieira Silva UESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3942

Keywords:

Estágio Supervisionado – formação de formadores de docentes – Legislação Federal de Ensino

Abstract

O presente artigo tece algumas considerações acerca da legislação atual, especificamente a Resolução nº 1 e nº 02 de 18 e 19 de fevereiro de 2002, respectivamente sobre o componente estágio supervisionado nos cursos de formação de professores. A referida legislação não contempla especificidades refletidas por pesquisadores da área de formação de professores sobre a formação docente e identidade profissional (Piconês, 1999; Pimenta & Lima, 2004 entre outros) nem veicula estes cursos como um campo de conhecimento que está atrelado à valorização da profissão docente, à educação como um ato político e à relação entre a universidade e a escola de educação básica, possibilidades veiculadas no componente curricular estágio supervisionado.

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Author Biography

Arlete Vieira Silva, UESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - UNEB, BA. Professora do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - área de pesquisa: Formação de professores, Trabalho e saber docente

Published

2012-01-26

How to Cite

Silva, A. V. (2012). Considerações sobre os cursos de formação de professores e o componente estágio supervisionado, na legislação educacional Brasileira. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (18). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.3942

Issue

Section

Artigos