O Ensino Superior: as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais

Authors

  • Magali Mendes de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pedro de Almeida Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37949

Keywords:

Colonização, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Desigualdades socioeducacionais

Abstract

A pandemia que vivemos escancarou e, ao mesmo tempo, provocou um agravo nas desigualdades sociais históricas do Brasil. Essa condição é consequência de processos de colonização que são vividos até hoje, pois não conseguimos enfrentar o racismo, a violência de gênero, a exploração do trabalho e outras mazelas sociais. Todas estas questões, em um tempo de profunda fragilidade sanitária, nos mostram que os que mais sofrem continuam sendo os mais pobres. A COVID-19 nos apresenta a face mais violenta desta desigualdade. O campo da Educação também é afetado por este cenário, e neste texto discutimos o caso da educação superior em um uma universidade pública, para problematizar a permanência de processos de exclusão. Com a suspensão das aulas, busca-se compensar o ensino presencial através de propostas de atividades remotas (ERE). A implementação da proposta poderá aprofundar as desigualdades, dadas as condições precárias com que está se dando essa discussão, na qual aparecem invisibilizadas as dificuldades daquele público que tem sido trazido para a universidade nos últimos anos através de políticas afirmativas.

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Author Biographies

Magali Mendes de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Filosofia, Professora e Pesquisadora da Faculdade de Educação/UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedro de Almeida Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dr em Administração, Professor e Pesquisador da Escola de Administração da UFRGS, no Curso de Administração Pública.

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Published

2021-04-14

How to Cite

Menezes, M. M. de, & Costa, P. de A. (2021). O Ensino Superior: as Antígonas de nosso tempo pandêmico e o agravo das desigualdades sociais. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37949

Issue

Section

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)