Pedagogia da imagem-Covid-19: o que traduz o tempo presente?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37936

Keywords:

Pedagogia da imagem, Covid-19, Cinema, Tempo.

Abstract

Este artigo apresenta uma pedagogia da imagem formada durante a pandemia da Covid-19. A partir da percepção de que vivemos tempos de Coronavírus, as imagens que materializam nosso tempo foram aqui pensadas. Desde o pensamento cinematográfico deleuziano da imagem-tempo e a possibilidade de traduzir o tempo presente no imaginário do cinema, algumas considerações foram tecidas para elucidar o que define nossa experiência do agora. Assim, é apresentada a coalescência do futurismo gráfico e distópico de uma pandemia com a impressão de déjà-vu, em uma memória do atual. O artigo evoca algumas imagens da contemporaneidade como ruas vazias, uso das máscaras, governantes vulgares e funerais insólitos para testemunhar o imaginário do Coronavírus se fundindo a uma anamnese da ficção. As reflexões passam pela estética da pandemia, do vazio ao caos político: temas clichês em futuros distópicos do cinema, atualizados na realidade do presente. Pensar o tempo Coronavírus é pensar através das novas imagens que nos sitiam e das memórias que ficarão deste tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Carolina Cruz Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras (UNIOESTE), bolsista Capes. Mestre em Educação pela UFRGS e graduada em Filosofia pela mesma instituição. Especialista em Moda, Criatividade e Inovação (SENAC/RS). Faz parte do grupo de Pesquisa em História da Arte e Cultura de Moda/UFRGS/CNPq

References

ACOM, Ana Carolina. Didática cinemática: escrileituras em meio à filosofia-educação. Porto Alegre, 2015. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BARONIAN, Marie-Aude. L’autre masque: mode, altérité et objet-textile. In: Culture(s) de Mode, mai./2020. Disponível em:

<https://culturesdemode.com/wp-content/uploads/2020/05/Masque-et-alteěrite-BARONIAN-2.pdf> Acesso em: mai./2020.

BERARDI, Franco “Bifo”. Crónica de la psicodeflación. In: AMADEO, Pablo (org.). Sopa de Wuhan (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

CORAZZA, Sandra Mara. Entrevista com Sandra Mara Corazza. In: Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-sandra-mara-corazza-rbe-v23-inventario-de-procedimentos-didaticos-de-traducao. Acesso em: mai./2020

CORAZZA, Sandra Mara. O Que Se Transcria em Educação? Porto Alegre: Supernova Editora, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. Uma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE. In: Pro-Posições, V. 29, N. 3 (88), set./dez. 2018.

DELEUZE, Gilles. Cinema II - A Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. 1996. O atual e o virtual. In: Éric Alliez. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: Ed.34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

ERLL, Astrid. Will Covid-19 Become Part of Collective Memory? In: RITTGERODT, Rabea (org.). 13 Perspectives on the pandemic: Thinking in a state of exception (De Gruyter Humanities Pamphlet). Berlim: De Gruyter academic publishers, 2020.

GONZÁLEZ, Gustavo Yañez. Fragilidad y tiranía (humana) en tiempos de pandemia. In: AMADEO, Pablo (org.). Sopa de Wuhan (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Secretária da Saúde. FAQ – COVID-19: Perguntas e Respostas. Disponível em:

< http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/perguntas-respostas.pdf >

Acesso em: jun./2020.

HOBBES, Thomas. Leviatã: Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores).

LA ROCCA, Fabio. L’infiltration technologique dans l’espace urbain. In: Logos 29: Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º sem. 2008.

LA ROCCA, Fabio; TRAMONTANA, Antonio. Avant-propos: La matière de l’imaginaire. Les objets comme symbole de la vie quotidienne. In: Sociétés. Cairn.info. N° 144, 2019/2.

LÓPEZ, María Pía. La vida en cuestión. In: In: AMADEO, Pablo (org.). La Fiebre (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

MERLINI, Fabio; LA ROCCA, Fabio. Les dimensions esthétiques des objets. Dialogue entre Fabio Merlini et Fabio La Rocca. In: Sociétés. Cairn.info. N° 144, 2019/2.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis Coordenação-Geral de Informação e Análises Epidemiológicas. Brasil, 2020. Disponível em:

Aceso em: jun./2020.

OTTONI, Alexandre; PAZOS, Deive. Presente Cyberpunk Distópico (vídeo). Canal Jovem Nerd, Youtube, 2020. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=PbmNvQ5Iwus> Aceso em: jun./2020.

PANHOZZI, Lourival Antonio. Protocolo Brasileiro para o setor funerário – Covid-19. In: Funerarianet: O Portal do Setor Funerário. Disponível em:

<https://funerarianet.com.br/abredif/protocolo-brasileiro-para-o-setor-funerario-covid-19/> Aceso em: jun./2020.

SALES-CARBONELL, Jordina. La ‘plaga de Justinià’ segons el testimoni de Procopi. In: Epidèmies a l'Edat Mitjana. L’Institut de Recerca en Cultures Medievals (IRCVM), Universidade de Barcelona, 2020. Disponível em:

<https://epidemiesedatmitjana.wordpress.com/2020/04/03/la-plaga-de-justinia-segons-el-testimoni-de-procopi/> Acesso em: jun./2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG). Tipos recomendados de equipamentos de proteção Individual no Contexto do Covid-19, de acordo com o tipo de ambiente, pessoa alvo e tipo de atividade. Disponível em:

<https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Tabela-Traduzida-EPI-OMS.pdf>

Acesso em: jun./2020.

SVAMPA, Maristella. Reflexiones para un mundo post-coronavirus. In: AMADEO, Pablo (org.). La Fiebre (livro digital). La Plata: ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

VASCONCELLOS, Jorge. A Pedagogia da Imagem: Deleuze, Godard – ou como produzir um pensamento do cinema. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, jan./jun. 2008.

VERBEEK, JH, et al. Personal protective equipment for preventing highly infectious diseases due to exposure to contaminated body fluids in healthcare staff. In: Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 5, 2020.

ZORDAN, Paola; ALMEIDA, Verônica Domingues. Parar pandêmico: educação e vida. In: Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2000000, 2020.

Published

2021-04-14

How to Cite

Acom, A. C. C. (2021). Pedagogia da imagem-Covid-19: o que traduz o tempo presente?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37936

Issue

Section

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)