Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37196

Keywords:

Saberes e práticas docentes. Contextos educativos. Teses em educação da Colômbia. Formação continuada.

Abstract

RESUMO: O artigo apresenta uma reflexão acerca da importância da formação
de professores para a qualificação dos saberes e práticas pedagógicas, além
da construção da identidade profissional e o reconhecimento dos discursos
docentes, a partir de discussões propostas no âmbito do Grupo de Estudos
Relacionados ao Estudante (Geres2). Foram analisadas 123 teses de Programas
de Pós-Graduação de Instituições de Educação Superior da Colômbia,
defendidas no período de 2006 a 2019, em cinco universidades daquele país.
Verificou-se, na análise das teses, o crescente interesse existente em torno
dos saberes teóricos, práticos e experienciais dos docentes, bem como a
relação que a pesquisa estabelece entre o conhecimento dos professores e
suas práticas em diferentes contextos educativos. Igualmente, é possível observar
o interesse por centrar a investigação nas realidades e problemáticas
presentes na Educação Superior e Básica, considerando tais investigações e
graus de ensino campo propício para gerar propostas e transformações nas
políticas educativas da Colômbia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célia de Fátima Rosa da Veiga

Doutoranda em Educação Universidade La Salle

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle

Pós-doutorado em Educação

References

BELTRÁN, Carlo Erwin Granados. La interculturalidad crítica en los programas de formación inicial de docentes de lenguas extranjeras en el contexto colombiano Contemporáneo. 2018. 313 f. Tese (Doctorado en Educación) – Facultad de Educación, Universidad de Santo Tomás, 2018.

CASILIMAS, Glória Elena Herrera. Panorama histórico, políticas y residencias: reestructuración y acreditación de las escuelas colombianas. 2017. 785 f. Tese (Doctorado en Educación) – Facultad de Educación, Línea en Ciencias Sociales y Humanas, Universidad de Antioquia, Medellín, 2017.

FELICETTI, Vera Lucia. Teacher education: from education to teacher substance and practice. Research in Higher Education Journal, v. 13, p. 1-8, 2011. Disponível em: http://www.aabri.com/rhej.html. Acesso em: 23 jun.2019.

FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORENO TORRES, Mónica. Fundamentación de una estrategia didáctica basada en la teoría de la abducción, la hermenéutica y el diálogo de saberes para la formación de profesores investigadores en la educación básica, media y superior. 2012. 297 f. Tese (Doctorado en Educación) – Facultad de Educación, Universidad de Antioquia, Medellín, 2012.

NÓVOA, António. Diálogo com António Nóvoa. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lW2fqBCqL7I&t=24s. Acesso em: 24 jun. 2019.

NÓVOA, António. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em educação – IIª Série, n. 3, 2015.

PADIERNA CARDONA, Juan Carlos. La formación permanente del profesor universitario de educación física en el Departamento de Antioquia – Colombia. 2017. 272 f. Tese (Doctorado en Educación) – Facultad de Educación, Instituto de Educación Física, Universidad de Antioquia. Medellín, 2017.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Dom Quixote: Lisboa, 1997.

RODRÍGUEZ, Sandra Patricia Mejía. Formación ciudadana y justicia social en la educación desde la teoría del reconocimiento: discursos sobre las prácticas de los líderes del Proyecto Colegios Maestros de Medellín. 2017. 247 f. Tese (Doctorado en Educación) Facultad de Educación, Línea en Ciencias Sociales y Humanas, Universidad de Antioquia. Medellin, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZABALZA BERAZA, Miguel A. Competencias docentes del profesor universitario. Calidad y desarrollo profesional. 2. ed. Madrid: Editorial Narcea, 2014.

Published

2021-09-20

How to Cite

Veiga, C. de F. R. da, Kucybala, F. dos S., & Felicetti, V. L. (2021). Saberes e práticas docentes na formação continuada: análises de teses da Colômbia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37196

Issue

Section

Artigos