O Livro Didático de Português na Formação Cultural dos Jovens
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2811Keywords:
imagem, novos letramentos, leitura, livro didático.Abstract
Este texto propõe analisar as possibilidades teórico-metodológicas de alguns livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio atuais, no sentido de desvelar, nas propostas de leituras de diferentes textos verbais e visuais, a presença dos sujeitos e a existência ou não de diálogo entre diferentes linguagens. Algumas reflexões podem tomar como ponto de partida as seguintes questões: há, nos livros analisados, uma clara direção para o desenvolvimento da leitura de textos literários e visuais, ou as propostas apenas espelham as características de uma fragmentação pós-moderna que atualiza, na forma e nas estratégias metodológicas, o pensamento de um sujeito deslocado e múltiplo, consumidor de textos? Esses manuais se limitam a um extenso uso de textos e imagens do cotidiano dos alunos ou propõem a ampliação do universo sociohistórico que se espera de um jovem estudante?Palavras-chave: imagem; novos letramentos; leitura; livro didático.
Abstract: The aim of this paper is to analyse the theoretical-methodological possibilities that some Senior High School didactic books of Portuguese possess as to revealing, in the proposal of reading different verbal and visual texts, the presence of the subjects and the existence, or non-existence, of a dialogue between the different languages. Some reflections take the following issues as a starting point: in the analysed books can we find a clear direction into the development of reading literary and visual texts, or do the proposals reflect only the features of a post modern fragmentation that presents, both in the form and in the methodological strategies, the thought of a displaced and multiple subject, a text consumer? These manuals are stuck to an extensive use of texts and images from the students´ everyday life or do they propose the enlargement of the social-historical universe expected from a young student?
Key words: new literacy, reading, didactic book.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-02-10
How to Cite
Belmiro, C. A. (2007). O Livro Didático de Português na Formação Cultural dos Jovens. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2811
Issue
Section
Artigos