Antropologia e Educação: o antigo diálogo retomado?
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2802Keywords:
antropologia, educação, produção teórica, diálogo de campos do conhecimento.Abstract
A avaliação preliminar e não exaustiva das iniciativas existentes propondo o diálogo entre a antropologia e a educação, especialmente na pesquisa, indica que se trata, sobretudo, de uma preocupação dos antropólogos ou de pesquisadores formados no campo das ciências sociais, que não se estende ao campo educacional ou que ali não ganha maior importância. Algumas dessas contribuições são apresentadas, destacando-se os principais problemas apontados. Em seguida, questiona-se o alcance desse diálogo estabelecido, antes, entre os próprios antropólogos e, por isso, quase um monólogo impertinente à educação, como se fosse um ritual de reafirmação de domínios do conhecimento.Palavras-chave: antropologia; educação; produção teórica; diálogo de campos do conhecimento.
Abstract: The preliminary and non-exhaustive evaluation of the existents initiative proposing a dialog between anthropology and education, especially in the researches, indicates that it concerns, above all, a preoccupation of the anthropologist or of the researchers graduated in the social sciences field, that it does not extend to the educational field or that does not take much importance there. Some of those contributions are presented, outstanding the main point out issue. Following, in call in question the understanding of the establish dialog, first, between the anthropologist them selves and, for that, almost a monolog impertinent to education, as if it was a ritual of knowledge of domains reaffirmation.
Key words: anthropology; education; theoretical production; dialog of knowledge fields.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-02-10
How to Cite
Valente, A. L. (2007). Antropologia e Educação: o antigo diálogo retomado?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2802
Issue
Section
Artigos