Afinal, para quê Ensinar a Língua Escrita? A formação do cidadão letrado
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2801Keywords:
letramento, alfabetização e educação de jovens e adultos.Abstract
O artigo apresenta discussão sobre alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento crítico, contrapondo-o à alfabetização tradicional, própria do letramento escolar, tomando-se como princípio a compreensão de que um ensino da modalidade escrita da língua prevista para jovens e adultos não escolarizados somente se justifica se o ensino lhes proporcionar um maior conhecimento de si e de seu papel social, entendendo a realidade que os cerca, permitindo-lhes agir sobre ela para transformá-la,constituindose em mais um fator de cidadania e inclusão social.Palavras-chave: letramento, alfabetização e educação de jovens e adultos.
Abstract: This article presents a debate about literacy of young and adult people from the perspective of critical literacy, opposing it to traditional and scholastic literacy, taking as a principle the comprehension that the only vindication of teaching written language to illiterate young and adult people, is to provide them a major knowledge of themselves and of their social role, understanding the surrounding reality, and affording them to act upon and change this reality, becoming an agent of citizenship and social inclusion.
Key words: literacy - adult and young people education
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Published
2007-02-10
How to Cite
Bueno Terzi, S. (2007). Afinal, para quê Ensinar a Língua Escrita? A formação do cidadão letrado. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2801
Issue
Section
Artigos