Para Além do Neoliberalismo: A Teoria enquanto Aporte de Superação das Relações Fundadas na Barbárie
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2781Keywords:
Neoliberalismo, teoria educacional, integralidade, verdade, ética pedagógica.Abstract
Tentando ir além dos já conhecidos argumentos econômicos, sociais e políticos contra o neoliberalismo, o artigo propõe-se mostrar, que as aplicações dessa teoria na área da Educação descaracterizam o pensamento pedagógico historicamente acumulado, restringindo a educação a uma relação comercial. Partindo das idéias regulativas da formação do homem na sua integralidade, da sua busca de verdade fora dos extremos do relativismo e do dogmatismo e, finalmente, da liberdade como exigência indispensável para qualquer ética pedagógica, o artigo evidencia que as orientações oriundas do neoliberalismo não correspondem em nenhum desses aspectos à reflexão pedagógica, nem alcançando, portanto, status de teoria educacional.Palavras-chave: Neoliberalismo, teoria educacional, integralidade, verdade, ética pedagógica.
Abstract:Trying to overcome old social, economic and political arguments against neoliberalism, this article aims to demonstrate that the applications of this theory in the educational field distort historically accumulated pedagogical thought, reducing it to a commercial matter. Starting from the regulating ideas of human education and its integrality, from its search of truth out of the extremes of relativism and dogmatism, and finally from freedom as an essential demand for any pedagogical ethics, the article makes clear that principles produced by neo-liberalism do not correspond in any aspect with pedagogical reflection, nor reach the status of educational theory.
Key words: Neoliberalism, educational theory, integrality, truth, pedagogical ethics.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-02-09
How to Cite
Röhr, F. (2007). Para Além do Neoliberalismo: A Teoria enquanto Aporte de Superação das Relações Fundadas na Barbárie. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2781
Issue
Section
Artigos