Inserção da análise do comportamento na educação: o estado do conhecimento de teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2015

Autores

  • Fernando Nóbrega
  • Paulo Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i2.23270

Resumo

No contexto educacional formal, a Análise do Comportamento estuda as relações que ocorrem entre sujeitos dentro das salas de aula. Prática pedagógica, ou ensinar, é definida como planejar situações que favoreçam a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. O objetivo é verificar em teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2015 como conceitos da Análise do Comportamento foram aplicados em contextos educacionais A coleta de dados foi feita no Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, a partir das seguintes palavras-chaves: I) Análise do Comportamento; II) Behaviorismo Radical; III) B. F. Skinner; IV) Educação Infantil; V) Ensino Fundamental; VI) Ensino Médio; VII) Ensino Superior; VIII) Educação de Jovens e Adultos; IX) Educação Profissional e Tecnológica; X) Educação Indígena; XI) Educação Especial; XII) Educação do Campo; e XIII) Educação Ambiental. As palavras-chaves foram divididas em dois grupos: a) Análise do Comportamento (I, II e III) e b) níveis e modalidades de ensino (de IV a XIII). Cada item do primeiro grupo foi combinado com cada item do segundo grupo. As buscas encontraram 35 trabalhos (15 teses e 20 dissertações), dos quais 77,14% são oriundos da região Sudeste. PUC-SP e UFSCar produziram 51,43% dos trabalhos selecionados. Em relação às práticas pedagógicas, o conceito mais frequente foi matching to sample, que apareceu em 18 destes. Em relação aos níveis de ensino, o ensino fundamental obteve a maior concentração de trabalhos: 34,29%. Sobre as modalidades de ensino, somente a Educação Especial foi citada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Nóbrega

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Paulo Gurgel

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-08-26

Como Citar

Nóbrega, F., & Gurgel, P. (2018). Inserção da análise do comportamento na educação: o estado do conhecimento de teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2015. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(2). https://doi.org/10.9771/re.v7i2.23270

Edição

Seção

Artigos