Propostas didático-pedagógicas para a Educação em Saúde: análise crítica de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Authors

  • Nathália da Silva Miranda Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Lucas Vinícius Ferraz Santos Castro Universidade do Estado da Bahia- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v7i3.22241

Keywords:

Intervenções educativas, Abordagens da saúde, Ensino de Ciências.

Abstract

São muitas as ferramentas pedagógicas utilizadas pelos professores para promoverem diálogos sobre a saúde e a doença. Neste contexto, analisar como as intervenções didáticas que discutem o processo de saúde-doença têm sido apresentadas é necessário, principalmente para evidenciar qual a abordagem da saúde é, predominantemente, enfocada no contexto escolar. Dessa forma, realizamos este estudo com o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas, que discutem algum conteúdo de saúde, dispostas nas atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para tanto, realizou-se um levantamento de artigos publicados pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, no período de 1997 a 2015. Nosso estudo evidenciou que dos 30 trabalhos levantados, a maioria propõe intervenções de saúde numa perspectiva limitada, ou seja, com enfoque biomédico, apesar da abordagem socioecológica ser considerada pela Organização Mundial da Saúde e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais como a mais adequada para os diferentes contextos, inclusive o escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nathália da Silva Miranda, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DEDC-X. Realiza pesquisas na área de Educação em Saúde. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica no projeto "Literacia, Alfabetização e Letramento Científico: promovendo a saúde a partir da abordagem Socioecológica" coordenado pela Profª Drª Liziane Martins.

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2006), especializações em Citogenética Humana pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL, 2008) e Formação Docente Ensino Superior: abordagens pedagógicas contemporâneas (UNIJORGE, 2011), mestrado (UFBA/UEFS, 2010) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS, 2016). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEHFIBio), coordenado pelo Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani, e professora e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Realiza pesquisas na área de Formação de Professores e Biologia Teórica, com ênfase em Ensino, Filosofia e História da Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interface saúde-educação, literacia em saúde, análise de conteúdo de Livro Didático de Biologia, Questões Sociocientíficas para o Ensino de Ciências/Biologia e mobilização de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais em intervenções pedagógicas.

Lucas Vinícius Ferraz Santos Castro, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DEDC-X, e Técnico em Controle Ambiental pelo Centro Territorial de Educação Profissional - Extremo sul (CETEPES, 2012). Iniciou seu trabalho no início de 2013 na Fundação Padre José Koopmans (FUNPAJ) como voluntário e, atualmente é Tesoureiro e membro do Conselho Curador da mesma. É voluntário no subprojeto "Literacia, Alfabetização e Letramento Científico: promovendo a saúde a partir da abordagem Socioecológica" coordenado por Profª Drª. Liziane Martins.

References

AGUIAR, R. C. B.; CABRAL, I. E. A natureza do conteúdo saúde-doença na Ata do V ENPEC: um estudo de metassintese. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

AGUIAR, R. C. B.; CABRAL, I. E. A temática saúde nas atas do ENPEC: delineando tendências e apontando demandas de investigação em ciências. In: VI Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.

ALMEIDA-FILHO, N. de; JUCÁ, V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciência e Saúde Coletiva, v. 7, p. 879-889, 2002.

BAPTISTA, L. M. D. V. A. do.; GIANNELLA, T.; STRUCHINER, M. Semana “Com-Viver, Com-Ciência e Cidadania”: Uma Possibilidade de Integrar Saúde, Currículo e TIC. In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

BARROS, M. L. T.; GRYSNSZPAN, D. Educação em saúde e meio ambiente: concepções e práticas no primeiro segmento do ensino fundamental do Colégio Pedro II. In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

BERTOI, J. M.; FARIAS, M. E.; SILVA, J. da. TRABALHANDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM METODOLOGIA DE OFICINAS LÚDICO-PEDAGÓGICAS NA PREVENÇÃO À CONTAMINAÇÃO POR DST’S E USO INDEVIDO DE DROGAS. In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

BLACK, N. Mainstreaming Gender, Race, and Sexual Orientation in the Teaching of Political Science. Political Science; Politics, p. 716-717, Dec. 1994.

BOORSE, C. On the distinction between disease and illness. Philosophy and Public Affairs, v. 5, n. 1, p. 49-68, 1975.

_______. Health as a theoretical concept. Philosophy of Science, v. 44, n. 4, p. 542- 573, Dec. 1977.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

_______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC-SEF, 1997.

_______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III. Brasília: MEC-SEMTEC, 2000.

_______. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, volume 2. Brasília: MEC-SEB, 2006

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código, controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

_______. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Londres: Taylor & Francis, 1996a.

BYDLOWSKI, C. R.; WESTPHAL, M. F.; PEREIRA, I. M. T. B. Promoção da saúde: porque sim e porque ainda não. Saúde e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 14-24, jan./abr. 2004.

CABELLO, K. S; MORAES, M. O. EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE HANSENÍASE: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA DOENÇA. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

CARVALHO, G. S. Criação de ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis. In: PEREIRA, G. S. B. C. (Ed.). Atividade física, saúde e lazer: a infância e estilos de vida saudáveis. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas, 2006, p. 19-3.

CARVALHO, G. S. de; DANTAS, C.; RAUMA, A. et al. Health education approaches in school textbooks of16 countries: biomedical model versus health promotion. In: Proceedings of the IOSTE International Meeting on Critical Analysis of School Science Textbook, University of Tunis, Tunis, 7-10 February 2007, p. 380-392, 2007.

_______. Comparing health education approaches in textbooks of sixteen countries. Science Education International, v. 19, n. 2, p. 133-146, jun. 2008.

CARVALHO, G. S.; MAFRA, P.; LIMA, N. MICROBIOLOGIA NO 1º CICLO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE HIGIENE DAS MÃOS. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

CASTRO, L. V. F. S.; FERREIRA, R. L.; DIONOR, G. A.; MARTINS, L. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DO TRADICIONAL AO INOVADOR. In: SBEnBio – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. V Encontro Nacional de Ensino em Biologia de Ensino de Biologia da Regional 1. São Paulo: Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

CIANNELLA, D.; GIANNELLA, T.; STRUCHINER, M. Educação e Saúde na Escola com o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Experiência de Integração da Auto avaliação Antropométrica com o Ensino de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

COELHO, M. T. A. D.; ALMEIDA-FILHO, N. de. Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 315-333, maio/ago. 2002

_______. Normal-Patológico, Saúde-Doença: revisitando Canguilhem. PHYSIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 13-36, 1999.

COSTA, M. O. de; KOGA, O.; KALHIL, J. B. DOENÇAS TROPICAIS: UMA MANEIRA CRIATIVA DE ENSINÁ-LAS. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

COSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. de. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

DAL-FARRA, R. A.; RYCEMBEL, C. M.; SILVA, H. B. C. da; OAIGEN, E. R. ÁLCOOL, SAÚDE E ESCOLA: RESULTADOS PRELIMINARES. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

DIONOR, G. A.; FERREIRA, R. L.; MARTINS, L. Análise da temática educação em saúde em atas de evento sobre educação em ciências. Revista Virtual Candombá, v. 9, n. 1, jan-dez, 2013.

_______. Estado da arte em atas de evento sobre educação em ciências acerca da temática educação em saúde. In: SBEnBio – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. V Encontro Nacional de Ensino em Biologia de Ensino de Biologia da Regional 1. São Paulo: Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

FERNANDES, M. H.; ROCHA, V. M.; SOUZA, D. B.A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). História, Ciências, Saúde, v. 12, n. 2, p. 283-291, 2005.

FERREIRA, C. P.; MEIRELLES, R. M. S. de. A EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA EM ATIVIDADES SOBRE DOENÇAS RELACIONADAS À ÁGUA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

_______. ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA RELACIONADA AO TEMA ÁGUA E SAÚDE COM A METODOLOGIA PARTICIPATIVA. In: VI Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis.VI ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2007.

FERREIRA, R. L.; DIONOR, G. A.; MARTINS, L. Educação em saúde: é possível adentrar a escola? Candombá- Revista Virtual, v. 9, p. 44-56, 2013.

FONSECA, C. V.; LOGUERCIO, R. Q. de. CONEXÕES ENTRE QUÍMICA E NUTRIÇÃO NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM BASE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011

FRANCISCO, C.A.; QUEIROZ, S. L. Análise dos trabalhos apresentados nos encontros de debates sobre o ensino de química de 1999 a 2003. In: In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

FREITAS, E. O. de; MARTINS, I. Transversalidade, formação para a cidadania e promoção da saúde no Livro Didático de Ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v.1, n.1, p. 12-28, jul. 2008.

FREITAS, J. C. R. de. Ensino de Ciências por Investigação: problematizando a temática Sexualidade através da Sequência Didática Interativa. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

FURIÓ, C.; VILCHES, A.; GUISASOLA, J. et al. Finalidades de la enseñanza de las ciencias en la secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o propedéutica? Enseñanza de las ciencias, v. 19, nº 3, p. 365-376, 2001.

GILIOLI, S.; BERTOLLI-FILHO; ARRUDA, M. S. P. de. ABORDAGEM DE TEMAS DE SAÚDE UTILIZANDO A ANÁLISE DE UM TEXTO DIDÁTICO. In: III Enpec - Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. III ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2001.

GUSMÃO, A. Z.; SILVA, R. R. da; FONTES, W. Nutrição para a promoção da saúde: um tema químico social auxiliando na compreensão do conceito de transformação química. . In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

KHAN, A. K. M. D. Health conceptions among adolescents of a Bangladeshi rural population. Bangladesh Journal of Medical Science, v. 12, n. 1, p. 30-33, 2013.

LOIOLA, L.; ZANCUL, M. S. de; BIZERRIL, M. X. A. Uso de textos de divulgação científica no desenvolvimento de temas de Educação em Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. IX ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2013.

MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização?. Revista Brasileira de Educação, n. 26, p. 95-108, 2004.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. da; FERREIRA, M. A Educação em Saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.2, abr.-jun. 2015, p.429-443.

MARTINS, L. Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

_______. Saúde no Contexto Educacional: as abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente usado no ensino médio brasileiro. 2011. 174 f. Dissertação (Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

MARTINS, L.; CASTRO, T. A. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; CARVALHO, G. S. de; EL-HANI, C. N. ABORDAGENS DE SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: ANÁLISE DASCOLEÇÕES APROVADAS NO PNLD/2012. In: ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VI ENEBIO/VIII EREBIO Regional 3. Paraná, 2016a.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; EL-HANI, C. N.; CARVALHO, G. S. de. Construtos Teóricos e Práticos da Saúde: As Abordagens Biomédica e Socioecológica. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; NUNES NETO, N. F. de. DENGUE, ZIKA E FEBRE CHIKUNGUNYA: A ABORDAGEM SOCIOECOLÓGICA DESAÚDE A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA. . In: ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VI ENEBIO/VIII EREBIO Regional 3. Paraná, 2016b.

MARTINS, L.; SANTOS, G. S.; EL-HANI, C. N. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no ensino médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 249-283, 2012.

MENDES, H. M. A. de; CARDOSO, S. P. DESENVOLVENDO UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM ACERCA DO MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

OLIVEIRA, D. F. de; MENDONÇA, C. C. R.; MEIRELLES, R. M. S.; JORGE, T. C. A.; LUZ, M. R. M. OFICINAS TEATRAIS: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA DIAGNÓSTICO DE CONCEPÇÕES E PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO SOBRE TEMAS DE SAÚDE. In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005

OLIVEIRA, T. F. de; MONTEIRO, S. S.; SOARES, M.; CUNHA, R. PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE NO CONTEXTO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS (SUMIDOURO, RJ). In: V Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru.V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

Organização Mundial da Saúde- OMS. Ottawa charter for health promotion. First International Conference on Health Promotion, Ottawa, Canada, 1986. Disponível em: http://www.who.int/hpr/NPH/docs/ottawa_charter_hp.pdf. Acesso em: 23 nov. 2016.

PEREIRA, E. G. C.; FONTOURA, H. A. da. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO 6º ANO. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

PFUETZENREITER, M. R.; MENGARDA, D. L.; SILVA JÚNIOR, D. V. da; SAVARIS, T.; BESEN, K. P. Pesquisa-ação com professores e estudantes do ensino fundamental a partir da educação em direito animal e controle de zoonoses. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

QUINTERO, M. del C. V. Tres concepciones históricas Del proceso salud-enfermedad. Hacia Promoción de La Salud, v. 12, p. 41-50, 2007

RIBEIRO, S. S. dos; MONTALVÃO NETO, A. L.; FARIAS, C. J. M. de.; MULINARI, G. Discursos de Educação em Saúde: Uma prática integrada de ensino em Saúde Bucal. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SALLA, L. F.; SALLA, R. F.; FIGUEIRA, A. C. M.; MONTEDO, L.; ROCHA, J. B. T. “PULMÃO E SUA TURMA”: OS EFEITOS DA POLUIÇÃO TABÁGICA AMBIENTAL SOBRE O EPITÉLIO RESPIRATÓRIO. UMA EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DO EMPOWERMENT EDUCATION NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

SAMPAIO, A. F.; ZANCUL, M. S. de; ROTTA, J. C. G. Transformando o estágio supervisionado em espaços de diálogos sobre a temática Educação em Saúde. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SANTOS, F. M. T. Unidades Temáticas - Produção de material didático por professores em formação inicial. Experiências em Ensino de Ciências, v.2, n.1, p.1-11, 2007.

SANTOS, L. L. de. C. P. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 15-49, 2003.

SANTOS, S. M. dos; LEAL, C. A.; LIMA, C. F. A.; BARBOSA, J. V. Estratégias didáticas para abordagem da Enterobiose na educação básica. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SANTOS-GOUW A. M.; BIZZO, N. A DENGUE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2009.

SILVA, T. D.; RODRIGUES, C. R.; PUJOL-LUZ, M.; LIBERTO, M. I.; CURRIÉ, M.; VANNIER, M. A.; SANTOS, D. O.; CASTRO, H. C. JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO: USANDO A DENGUE COMO MODELO. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

SOUZA, M. L. M. Das técnicas aos fins: a Educação em saúde em duas escolas do ensino Fundamental. Rio de Janeiro, 2001. Dissertação (Mestrado) Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SOUZA, M. M. M.; VERMELHO, S. C.; FIGUEIREDO, G.; MACHADO, R. P. M. Análise da produção da linha temática Educação em Saúde nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2015.

SOUZA, R. V. de; JÓFILI, Z. M. S. Galperin no Ensino de Ciências: uma Sequência Didática Enfocando a Puberdade. . In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

TRENTINI, M.; CUBAS, M. R. Nursing actions in nephrology: a theoretical referral expanded beyond the biologicist health conception. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 58, n. 4, p. 481-485, 2005.

VALADÃO, M. M. Saúde na escola: Um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. Tese (Doutorado em Serviços de Saúde) – Departamento de Prática de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde em publicações da área da Educação em Ciências. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.

VILLAÇA, J. S.; ABREU, M. A. F. Temas transversais: o que pensam os professores do ensino fundamental sobre a abordagem interdisciplinar desses temas. In: V Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC. Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2005.

WESTPHAL, M. F. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. S.; AKERMAN, M. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC / Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006. p. 635-667.

Published

2018-12-18

How to Cite

Miranda, N. da S., Martins, L., & Castro, L. V. F. S. (2018). Propostas didático-pedagógicas para a Educação em Saúde: análise crítica de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(3). https://doi.org/10.9771/re.v7i3.22241