Ensino e Aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre representações de estudantes de curso de Pedagogia

Authors

  • Marcio Alessandro Teles Fonseca Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v6i1.18388

Keywords:

Ensino da Matemática, Aprendizagem em Matemática, Representações Sociais, Formação de Professores.

Abstract

O artigo tem como objetivo discutir a representação que estudantes de curso de Pedagogia têm do ensino e da aprendizagem em Matemática, buscando apreender de que forma essas representações se expressam enquanto discursos e práticas vivenciados ao longo da oferta da disciplina. O estudo tomou como referência teórica o conceito de representação social entendido como um sistema de interpretação que regem nossa relação com o mundo e com os outros, orientando e organizando as condutas e as comunicações sociais (Jodelet, 2002). O estudo foi desenvolvido ao longo de três semestres letivos, entre 2015 e 2016, momento em que foram coletados os dados por meio da aplicação de um questionário com os estudantes matriculados na disciplina “Conteúdos e Metodologias da Matemática”, do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES), localizada na Região do Baixo Sul da Bahia. A partir dos resultados encontrados pudemos perceber que enquanto 90% da amostra indicaram possuir sérias dificuldades com relação ao domínio dos conhecimentos básicos da Matemática, 92,5% reconheceram que esses conhecimentos são fundamentais para a vida em sociedade. Os resultados revelam, portanto, que, se por um lado, os estudantes reconhecem a importância da Matemática para a vida em sociedade, por outro, percebem também que suas dificuldades são imensas e sua relação com a disciplina é de “medo” e “frustração”, aspectos que precisam ser enfrentados e considerados como elementos importantes a serem trabalhados pelos professores que atuam no processo de formação desses futuros professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcio Alessandro Teles Fonseca, Faculdade de Tecnologia de Valença - FACTIVA

Professor de Metodologia do Ensino da Matemática na Faculdade de Tecnologia de Valença-Bahia. Mestrando do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação, da Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (2010), licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (2014) e Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Educacionais

References

ALMEIDA, M. B e LIMA M. G. Formação inicial de professores e o curso de pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 73132012000200014> Acesso em 20.10.2016.

BICUDO, M. A. e SILVA JÚNIOR, C. A. S. Formação do educador. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997.

CARRAHER, T., CARRAHER, D. e SCHLIEMANN, A. L. Na vida dez, na escola zero. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CORDEIRO, M.H., DONADUZZI, A., e SCHLINDWEIN, SM. Psicologia e educação: Representação social do bom aluno: implicações éticas na educação. In: PLONER, K.S., (Org.) Ética e paradigmas na psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.

COSTA, J. M., PINHEIRO, N. A. M. e COSTA, E. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 505-522, 2016

CATANI, D. B. e BUENO, B. O. (Org.) A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 2000.

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimento para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

CUNHA, D. R. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. 2010. 107. f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

GAMA, E. M. P. As Percepções sobre a Causalidade do Fracasso Escolar no Discurso Descontente do Magistério. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.72, n. 172, (pp.356-384) Brasília, D. F. 1991

GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

GRAÇA, M. e MOREIRA, M. A. Representações Sociais sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino Secundário. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências. Belo Horizonte: UFMG, v.4, nº 3, 2004.

GUSMÃO, T. C. R. S. Professores dos anos iniciais apresentam as mesmas dificuldades que seus alunos em relação à Matemática. Anais do VII CIBEM, Uruguai, 2013.

JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002

LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 10ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

REIS, M. A. (Re)Invenção da escola pública: sexualidade e formação da jovem professora. 2002, 398 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002

SANTOS, R. M. Representações sociais de professores do ensino fundamental sobre Matemática. 2016, 115 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2008.

SPINK, M.J.P. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 300-308, jul/set, 1993.

Published

2017-07-18

How to Cite

Fonseca, M. A. T. (2017). Ensino e Aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre representações de estudantes de curso de Pedagogia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(1). https://doi.org/10.9771/re.v6i1.18388