Práticas Referendadas: um modo de ver o que se faz em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.13702Keywords:
Educação Escolar Básica, Formação dos Profissionais da Educação, Organização do Trabalho IntelectualAbstract
Este texto discute a Prática Referendada como uma forma de ver o que se faz na sala de aula, através do relato de uma cursista de Especialização em Docência na Educação Infantil, oferecida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, através do acordo MEC/SEB/UFBA, estreitando diálogos entre as teorias que amparam essa prática e a prática mesmo, tomando como ponto de partida a transposição didática proposta por Chevallard, mas não se atendo à teoria posta, extrapolando para o olhar investigativo da prática pedagógica. O percurso metodológico funda-se em discussão teórica e na produção de leitura de uma prática referendada, a título de exemplo. Os resultados revelam atividades pedagógicas que pressupõem a ideia de que a criança é ser que pensa, produz e é incentivado pela produção cultural e social e essa relação precisa ser sempre protagonizada.Downloads
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Published
2016-08-05
How to Cite
Oliveira, R. L., & Beltrão, L. M. F. (2016). Práticas Referendadas: um modo de ver o que se faz em sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.13702
Issue
Section
Artigos