Cultura lúdica e formação de educadores: notas etnográficas sobre a Capoeira de Angola

Autores

  • Roberto Sanches Rabêllo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9166

Palavras-chave:

cultura lúdica, formação do educador, capoeira angola

Resumo

Este texto realiza uma reflexão sobre a cultura lúdica na formação do educador, tendo como base uma pesquisa etnográfica sobre a capoeira, realizada na Universidade do Minho, Braga, Portugal, a partir de material empírico colhido na Bahia e em Angola na África. Nessa reflexão procura-se relacionar jogo e cultura lúdica e apontar alguns elementos característicos da forma de educar o educador nas culturas tradicionais. Nessas culturas, a formação do educador recupera os valores comunitários, valoriza o jogo, a interação, a afetividade, o contato, a espontaneidade, a participação ativa do aprendiz. Para a apropriação do código complexo da capoeira, o mestre cria situações de aprendizagem, valorizando mais do que a verbalização a vivência, a experiência direta, o toque, a proximidade, a expressão facial, a espontaneidade, a autonomia e o jeito particular de cada um jogar, gingar, dançar. O aprendizado acontece pela via do jogo, do relacionamento e não pela dependência entre o professor e o aprendiz. A ludicidade é uma forma de resiliência e de resistência cultural, que educa a sensibilidade, funciona como fator estruturante da identidade e elemento fundamental da cultura, ajudando na criatividade diante da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Sanches Rabêllo, UFBA

Professor Associado da Faculdade de Educação da UFBA, Departamento de Educação II. Área de Arte Educação

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Rabêllo, R. S. (2014). Cultura lúdica e formação de educadores: notas etnográficas sobre a Capoeira de Angola. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9166

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)