Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores

Autores

  • Mary Rangel
  • Angelina Accetta Rojas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8546

Palavras-chave:

Intercomplementaridade, Criatividade e criação, Prática docente, Imaginação, Arte da ciência, Ciência da arte

Resumo

O texto encaminha-se na forma de um ensaio, cujo argumento central, da intercomplementaridade entre arte e ciência, é reafirmado na sequência de abordagens dos diversos autores e seus estudos, datados de diferentes épocas. Esses estudos, nas especificidades de seus enfoques, trazem subsídios à compreensão de que, através da perspectiva da arte, não só se amplia o prisma de compreensão dos fatos e fenômenos naturais e sociais como o alcance do olhar investigativo da ciência. Realça-se, portanto, o princípio de que a razão, o sentimento e a imaginação são fatores cuja associação alarga os horizontes de criatividade e criação das práticas docentes e das alternativas de encaminhamento teórico-metodológico de suas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Rangel, M., & Rojas, A. A. (2014). Ensaio sobre arte e ciência na formação de professores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.8546

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)