As múltiplas dimensões da formação docente para uma escola inclusiva: uma reflexão a partir da perspectiva cultural
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.8130Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Inclusiva, Perspectiva CulturalResumo
A importância da formação docente para a oferta de uma educação de qualidade para a inclusäo é amplamente reconhecida e ainda são muitos os desafios para as políticas educacionais no Brasil. Há três vertentes de análise a considerar na discussão sobre a formacão docente: o cenário sociocultural em que se insere na sociedade globalizada, as políticas educacionais e, para os docentes, em particular, os diferentes níveis de gestão educacional. As escolas estão passando por um processo de reconstrução do pensamento educacional e da atuação docente, tendo em vista a construção de uma escola inclusiva. Nesse processo, é fundamental a formação dos professores, que estão sendo desafiados a rever suas práticas pedagógicas com a intenção de transformá-las para garantir que todos os alunos sejam realmente incluídos na cultura escolar. Neste trabalho, pretende-se refletir sobre cinco dimensões fundamentais da formação docente: a político-educacional; a político-institucional; a pedagógico-didática; a formativa-curricular e a dimensão socio-interacional. Da análise realizada, conclui-se que a formação docente para a inclusão escolar requer modificações substantivas que envolvem: questões inerentes às políticas educacionais, a instituição escolar e à qualificação profissional. Palavras chave: Formação Docente; Educação Inclusiva; Perspectiva CulturalDownloads
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Publicado
2015-04-06
Como Citar
Miranda, T. G. (2015). As múltiplas dimensões da formação docente para uma escola inclusiva: uma reflexão a partir da perspectiva cultural. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.8130
Edição
Seção
Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)