Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional

Autores

  • Marta Pinto Universidade de Aveiro
  • Francislê Souza Universidade de Aveiro
  • Fernanda Nogueira Universidade de Aveiro
  • Ana Balula Universidade de Aveiro
  • Luís Pedro Universidade de Aveiro
  • Lúcia Pombo Universidade de Aveiro
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro
  • António Moreira Universidade de Aveiro
  • Dalila Coelho Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021

Palavras-chave:

Tecnologias da Comunicação, Ensino Superior, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

As Tecnologias da Comunicação estão a ser utilizadas nas Instituições de Ensino Superior, à escala mundial, produzindo mudanças no design das práticas de ensino e aprendizagem, fazendo surgir paradigmas da aprendizagem como o e-learning, b-learning, m-learning. A investigação abraça diferentes perspetivas, ora enfatizando que o uso da Internet e das Tecnologias da Comunicação (TC) não está a potenciar inovação e disrupção de práticas educativas tradicionais, ora argumentando que existe uma disrupção que está a ganhar maior poder, promovendo mudanças nas práticas e papéis de alunos e professores que usam as TC. A presente revisão sugere que as tecnologias da web 2.0 promovem novas formas de comunicação, interação e partilha, em contextos educativos formais, entre utilizadores e conteúdos. A tomada de consciência do quão vasta e dispersa é a literatura relacionada com o uso das TC no Ensino Superior, deu significado a uma das metas principais do projeto “Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português” que é a caracterização do uso e boas práticas nas suas instituições, disseminando a informação através de uma ferramenta online de visualização da informação. O objetivo principal é contribuir para a disponibilização de informação atualizada e útil para os utilizadores das instituições de Ensino Superior, facilitando e potenciando a investigação nesta área, e possivelmente, o desenvolvimento de novas práticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Pinto, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Departamento de Comunicação e Arte

Francislê Souza, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação

Fernanda Nogueira, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação

Ana Balula, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação

Luís Pedro, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte

Lúcia Pombo, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação

Fernando Ramos, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte

António Moreira, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação

Dalila Coelho, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Departamento de Comunicação e Arte

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Pinto, M., Souza, F., Nogueira, F., Balula, A., Pedro, L., Pombo, L., Ramos, F., Moreira, A., & Coelho, D. (2013). Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021

Edição

Seção

Artigos