A cultura lúdica e cultura digital: interfaces possíveis

Autores

  • Lynn Gama Alves UNEB / SENAI

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.7873

Palavras-chave:

Gamificação – ludicidade – aprendizagem – jogos - escola

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre as questões relacionadas com o processo de gamificação que invade a sociedade contemporânea, instaurando a ênfase no prazer de viver de forma lúdica seja nas relações de consumo ou nas relações educacionais. Essa cultura lúdica se articula com a cultura tecnológica e cria artefatos em que os usuários são motivados a cumprir missões para alcançar objetivos e ganhar recompensas. O artigo convida a uma reflexão em torno desta prática para que não se caracterize em um resgate de práticas condicionantes.

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Biografia do Autor

Lynn Gama Alves, UNEB / SENAI

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, ensino online e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais como: Tríade (FINEP/FAPESB/UNEB), Búzios: ecos da liberdade (FAPESB), Guardiões da floresta (CNPq), Brasil 2014: rumo ao Hexa (SEC-Ba), Games studies (FAPESB), dentre outros. As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Alves, L. G. (2014). A cultura lúdica e cultura digital: interfaces possíveis. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.7873

Edição

Seção

Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)