Tutoramento entre pares e integração universitária da deficiência

Autores

  • Giulia Savarese Universidade de Salerno
  • Oreste Fasano Universidade de Salerno
  • Monica Mollo Universidade de Salerno
  • Nadia Pecoraro Universidade de Salerno

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7673

Palavras-chave:

Relações sociais, Integração, Tutoramento entre pares

Resumo

O estudo analisa a relação entre tutor e tutorado com deficiências no contexto universitário. A hipótese de pesquisa é que o método do tutoramento entre pares poderá facilitar a integração dos estudantes universitários com deficiências e que a compartilha dos problemas e as paritárias condições de partida do tutor e do tutorado ajude os mútuos processos de socialização. Vinte tutores preencheram um questionário elaborado ad hoc, e o corpus narrativo foi submetido a uma análise textual. Os resultados evidenciam o fato do peer tutoring ser uma metodologia idônea para o desenvolvimento de uma mútua relação de competências, no âmbito de uma relação afetiva e simétrica; isso permite ultrapassar a perspetiva assistencial relativa à deficiência, incita o tutorado a “ultrapassar a si próprio”, facilitando a sua aprendizagem e assim ativando a sua “zona de desenvolvimento proximal”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Savarese, Universidade de Salerno

Pesquisadora em Psicologia do Desenvolvimento e Educação (desde 2006). Doutorada em "Metodologia para a pesquisa na educação" na Universidade de Salerno (2003). Professora de Psicologia Educacional e Psicologia das Deficiências na Faculdade de Educação e Professora de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Clínica na Faculdade de Medicina, Universidade de Salerno (desde 2006)

Oreste Fasano, Universidade de Salerno

Licenciado em Psicologia na Universidade de Roma "La Sapienza" (1999), especializou-se em Psicoterapia Relacional Sistêmica no ISPPREF (2004). Doutorado em Educação na UNISA (2007). Psicólogo consultor do Plano área S1 desde 2002. Psicoterapeuta na Divisão de Saúde Mental do ASL SA1 desde 2006 e no Centro de Aconselhamento da Universidade UNISA desde 2011. Professor Assistente contratado nos cursos da Faculdade de Educação da Universidade de Salerno, em 2007.

Monica Mollo, Universidade de Salerno

Doutorou-se em Metodologia de Pesquisa Educacional na Universidade de Salerno. Atualmente ocupa-se da análise das exigências e da coordenação do Centro de Aconselhamento da Universidade de Salerno. É Professora Assistente contratada de Psicologia da Educação na Universidade de Salerno.

Nadia Pecoraro, Universidade de Salerno

Licenciou-se em Psicologia na Seconda Università de Nápoles e especializou-se em psicoterapia na Academy of Family Therapy-IPR Nápoles. Doutorou-se em Metodologia de Pesquisa Educacional na Universidade de Salerno. Atualmente trabalha como psicóloga-psicoterapeuta no Centro de Aconselhamento da Universidade de Salerno. É também Professora Assistente contratada de Psicologia Comunitária na Universidade de Salerno.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Savarese, G., Fasano, O., Mollo, M., & Pecoraro, N. (2013). Tutoramento entre pares e integração universitária da deficiência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7673

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)