Educação Inclusiva: Dificuldades entre discurso e prática no cotidiano das escolas

Autores

  • Sueli Souza dos Santoz Uergs
  • Aline Reis Calvo Hernandez Uergs
  • Amanda Grasiela da Luz Peres Uergs

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7664

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Especiais, Condições de Acessibilidade, Tecnologias Assistivas.

Resumo

O artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa sobre Educação Inclusiva realizada em vinte e seis (26) escolas da rede de ensino público do Estado do Rio Grande do Sul, o que corresponde a 10% do total de escolas estaduais da cidade de Porto Alegre. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, usando metodologia quantitativa e análises interpretativas acerca dos indicadores: a) formação inicial do corpo docente; b) formação continuada e investimento em ações formativas; c) índices do IDEB; d) número total de alunos que apresentam alguma necessidade educacional especial; e) tipos de necessidades educacionais especiais; f) situação arquitetônica do prédio; g) condições de acessibilidade, h) disponibilidade e uso de Tecnologias Assistivas. Os resultados indicam que a situação da Educação Inclusiva no Estado carece de investimentos e debates, além de aprofundamento conceitual e prático que subsidie a prática docente e a inclusão de fato dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados no ensino regular. As condições arquitetônicas, de acessibilidade e o investimento em tecnologias assistivas mostrou-se escasso na maioria das escolas. Pode-se verificar que a legislação não está sendo cumprida em muitos dos ambientes escolares pesquisados. A legitimação da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais não tem a devida correspondência em relação à qualificação docente e à participação ativa da comunidade escolar. Pretendemos com este artigo, dar visibilidade a estes resultados a fim de discutir e problematizar questões polêmicas e atuais em Educação Inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Souza dos Santoz, Uergs

Psicóloga, Psicanalista, Dra. em Educação pela UFRGS, Coordenadora de Qualificação Docente/PROENS da Uergs, líder dos grupos de pesquisa "Educação, Subjetivação e Diversidade" e "Psicologia Política, Educação e Histórias do Presente" (CNPq).

Aline Reis Calvo Hernandez, Uergs

Psicóloga, Professora Adjunta da Uergs, Doutora em Psicologia Social e Metodologia, Pós Doutora em Psicologia Social, Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia Política, Educação e Histórias do Presente" e "Educação, Subjetivação e Diversidade" (CNPq).

Amanda Grasiela da Luz Peres, Uergs

Graduada em Administração e Serviços de Saúde pela Uergs, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Atendimento ao Discente/PROENS da Uergs.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Santoz, S. S. dos, Hernandez, A. R. C., & da Luz Peres, A. G. (2014). Educação Inclusiva: Dificuldades entre discurso e prática no cotidiano das escolas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7664