Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ

Autores

  • Rosana Maria do Prado Luz Meireles Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7005

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Alunos surdos, Inclusão escolar.

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa de mestrado/ UFF, realizada na Escola Municipal Paulo Freire, Niterói/RJ, tendo como objeto de estudo seu projeto de educação bilíngue/bicultural para alunos surdos, considerando os seguintes objetivos: Caracterizar o Projeto de Educação Bilíngue para alunos surdos na Escola Municipal Paulo Freire/Niterói no que se refere às concepções político-filosóficas para educação de alunos surdos; à organização pedagógica; às dinâmicas relacionais vividas no processo de inclusão e os desafios postos aos profissionais da escola na educação de alunos surdos; à centralidade da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS na aquisição, construção do conhecimento e na comunicação entre surdos e ouvintes. Foi adotada a teoria crítica como suporte teórico-metodológico, com ênfase no pensamento de Adorno quanto aos aspectos democráticos da educação, considerando a escola como lugar de reflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando não permitir sua reprodução. Foi considerado o pensamento de Skliar quanto às singularidades da língua e cultura surda, assim como o bilingüismo, como opção teórico-metodológica de atendimento às demandas dos surdos e de sua formação com base na LIBRAS e língua portuguesa. Quanto ao material e procedimentos de coleta de dados, foram realizadas observações no cotidiano escolar; análise documental; aplicação de questionários e entrevista semi-estruturada, além da análise de documentos que fundamentam o projeto estudado. Os resultados revelaram tanto os desafios enfrentados pela escola como as conquistas em prol da educação democrática e inclusiva para alunos surdos, respeitando suas singularidades referentes à língua, identidade e cultura como fundamentais em sua formação.

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Biografia do Autor

Rosana Maria do Prado Luz Meireles, Universidade Federal Fluminense

Rosana Maria do Prado Luz Meireles – graduação em pedagogia – mestrado em Educação – aluna de doutorado da Universidade Federal Fluminense. Membro da Coordenação de Educação Especial do Município de Niterói/RJ. Professora substituta de Libras da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2015-02-27

Como Citar

Luz Meireles, R. M. do P. (2015). Inclusão de alunos surdos: uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7005

Edição

Seção

Dossiê Formação e Educação:Pesquisas, Políticas e Experiências de Inclusão(fina)