A inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo: Procampo e Programa Escola Ativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6933Palavras-chave:
Formação de Professores do Campo, Tecnologias Digitais, Políticas Públicas, Procampo, Escola AtivaResumo
No contexto atual, presenciamos várias iniciativas de políticas públicas apresentadas pelo governo federal voltadas para educação do campo; contudo poucas são as iniciativas que incluem as tecnologias digitais nos processos formativos, principalmente vinculadas à formação inicial e continuada de professores do campo. Em vista disso, este artigo aponta os limites e potencialidades da inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo, nos programas desenvolvidos pelo MEC: Programa Escola Ativa e o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), a partir da análise das diretrizes e formas de operacionalização dos programas. Os resultados demonstram que é necessário superar a visão instrumental de uso pedagógico das tecnologias, e destaca a importância da formação da cultura digital na formação dos professores, o que significa que além de possibilitar o acesso e uso das tecnologias digitais, deve-se considerar as mesmas como elemento estruturante dos processos educativos e sociais.Downloads
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Publicado
2013-08-06
Como Citar
Santos, J. de J. dos, Santos, A. J., & Bonilla, M. H. S. (2013). A inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo: Procampo e Programa Escola Ativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6933
Edição
Seção
Artigos