Implementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de caso

Autores

  • Jorge Luiz Lordelo de Sales Ribeiro UFBA
  • Robert E. Verhine UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6309

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Avaliação da educação superior, Sistema nacional de avaliação

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, utilizando o estudo de caso de duas instituições de ensino superior de porte médio: uma de natureza pública, e outra de natureza privada, ambas localizadas na Região Nordeste do Brasil. Através de análise documental foram estudados os documentos institucionais relacionados à avaliação institucional, e através da análise do discurso, as entrevistas realizadas com os membros das Comissões Próprias de Avaliação - CPA de ambas as instituições. Os resultados deste estudo indicam algumas diferenças nos processos de implementação do SINAES nas duas IES, tais como: o nível de participação e envolvimento do corpo social da IES, o modo de funcionamento da CPA, e à relação de poder e autonomia das Comissões Próprias de Avaliação. A conclusão do estudo mostra que a autonomia das comissões próprias de avaliação é um fator que produz forte influência sobre o processo de implementação da política de avaliação nas IES e, por conseqüência, o SINAES tende a produz mais efeitos sobre as IES particulares de pequeno porte, onde a autonomia das comissões é menor.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz Lordelo de Sales Ribeiro, UFBA

Professor do Instituto de Psicologia da UFBA, Coordenador do Serviço de Psicologia.

Robert E. Verhine, UFBA

Concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universitat Hamburg.

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

Lordelo de Sales Ribeiro, J. L., & Verhine, R. E. (2012). Implementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de caso. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6309

Edição

Seção

Dossiê: Educação Superior: Políticas, Avaliação e Gestão (finalizado)