Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração

Autores

  • Arturo Cavalcanti Catunda Petrobras
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6157

Palavras-chave:

administração, educação superior, estatísticas educacionais

Resumo

O objetivo desse trabalho é divulgar os resultados de uma investigação que almejou identificar os determinantes da qualidade de cursos da educação superior. Adotando como fundamento teórico os conhecimentos acumulados por meio das pesquisas sobre a eficácia escolar, a investigação aborda a realidade brasileira dos cursos superiores da área de gerenciamento e administração, no ano de 2006. A partir de dados secundários obtidos nas bases do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, foram utilizadas as técnicas estatísticas de Análise de Classe Latente e Regressão Logística para a formação de 11 construtos que representaram o modelo de análise da investigação. Como resultado, tais construtos evidenciaram padrões de comportamento que melhor se associaram a indicadores relacionados ao conceito de qualidade na educação superior. Ao passo que a investigação colabora na divulgação da aplicação das citadas técnicas estatísticas nas ciências sociais aplicadas, os resultados aqui apresentados trazem novas contribuições às discussões acerca de qualidade na educação e de políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arturo Cavalcanti Catunda, Petrobras

Arturo C. Catunda é administrador da Petrobras. Formado pela Universidade Federal da Bahia (1997), possui as titulações de Doutor em Educação (2012) e Mestre em Administração (2007), ambos pela UFBA, e MBA em Marketing (2001), pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui experiência em gerenciamento de projetos, certificação de pessoas, planejamento estratégico, gestão educacional, gestão financeira e mercadologia, coordenação acadêmica, EAD e magistério do ensino superior. Atuou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no SENAI CIMATEC, no Centro Universitário Jorge Amado, Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), na Faculdade Apoio, na Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), na Cervejaria Águas Claras, no laboratório Sinergiza, na ESSO Brasileira de Petróleos e, quando estudante de graduação, na Empresa Júnior ADM-UFBA.

Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia

Robert E. Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universitat Hamburg. Trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Associado III da Faculdade de Educação e Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA. Além disso, é Vice Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), membro fundador da Academia de Ciências da Bahia e Coordenador da Região Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pos-Graduação (FOPROP/NE). No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro do Comitê Editorial do CNPq, membro do Comitê Multidisciplinar de Articulação do CNPq, Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq e membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP. Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. No cenário internacional, atuou como "visiting scholar" na Universität Hamburg, na Brown University, na Universidade de Lisboa e na Universidade Nacional Timor Larosa´e e participou de missões de cooperação técnica realizadas em Moçambique e Cabo Verde. Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públcas de Educação e Educação Comparada.

Downloads

Publicado

2012-09-08

Como Citar

Catunda, A. C., & Verhine, R. E. (2012). Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6157

Edição

Seção

Artigos