Meritocrática ou Reparadora: uma discussão sobre a responsabilidade social da pós-graduação.

Autores

  • José Albertino Lordelo UFBA/FACED
  • Renée Albagli Nogueira UFBA/FACED
  • Dora Leal Rosa UFBA/FACED

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6067

Palavras-chave:

Educação superior, avaliação da pós-graduação, avaliação educacional

Resumo

A ocupação e o destino de doutores e mestres podem ser bons indicadores do grau de compromisso social da pós-graduação stricto sensu brasileira. Quadros profissionais altamente titulados para regiões pouco desenvolvidas e ocupados com os processos formativos e de produção de conhecimento e tecnologia podem indicar um caminho para a redução das desigualdades regionais e microrregionais e o desenvolvimento das potencialidades econômicas e sociais locais, reforçando a imagem de uma universidade pública socialmente responsável. O presente estudo investigou a inserção e o destino de egressos dos cursos de doutorado e de mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia com o propósito de descobrir se (e como) seus cursos estão contribuindo para a promoção da equidade. A fonte principal de dados foi a plataforma lattes do CNPq. Os resultados indicam uma forte inserção de egressos no sistema público de ensino; um destino predominante em instituições das regiões mais pobres do Brasil, do interior da Bahia; a constituição de novos e a ampliação de antigos grupos de pesquisas; a organização e o fortalecimento de novos programas de formação pós-graduada latu e stricto sensu. Estes achados configuram o Programa como um instrumento de promoção de equidade no ensino e na pesquisa.

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Biografia do Autor

José Albertino Lordelo, UFBA/FACED

J

Renée Albagli Nogueira, UFBA/FACED

Renée Albagli Nogueira é doutora em educação pela UFBA e pesquisadora em Avaliação Institucional.

Dora Leal Rosa, UFBA/FACED

Dora Leal Rosa é doutora e professora associada da UFBA. É vinculada ao grupo de pesquisa em Avaliação Educacional.

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Publicado

2013-11-05

Como Citar

Lordelo, J. A., Nogueira, R. A., & Rosa, D. L. (2013). Meritocrática ou Reparadora: uma discussão sobre a responsabilidade social da pós-graduação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6067

Edição

Seção

Artigos