Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural

Autores

  • Marlon Messias Satana Cruz Universidade do Estado da Bahia - DEDC Campus XII

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5829

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Escola Regular

Resumo

O autor nos mostra uma proposta de intervenção no sentido de inclusão de alunos com deficiência na educação física Escolar. Partindo de conceitos e na perspectiva de excluir o preconceito. Reinaldo Soler nos mostra que na busca da educação inclusiva a metodologia ideal é a pedagogia transdiciplinar de Nicolescu (1997) e seus princípios são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a viver junto. Entretanto, na educação física a pedagogia cooperativa nos prepara melhor para esta tarefa da educação inclusiva. Assim, a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física se faz necessário, pois Dentro desta perspectiva podemos citar que são inúmeros os benefícios da inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares e principalmente nas aulas de educação física, pois quando se participa junto com outras pessoas acontece o aumento da auto–estima, melhoria da competência física e social e também um aumento na variedade de modelos sócias propiciados pela diversidade dos participantes.

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Biografia do Autor

Marlon Messias Satana Cruz, Universidade do Estado da Bahia - DEDC Campus XII

Picenciado em Educação Física pela UNEB - Unversidade do Estado da Bahia, Campus XII. Especialista Em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer LEPEL – FACED – UFBA, Universidade Federal da Bahia Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino em Janaúba-MG

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Publicado

2012-06-26

Como Citar

Cruz, M. M. S. (2012). Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5829

Edição

Seção

Resenhas