As narrativas de formação nos processos formativos de professores como dispositivo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência na educação de jovens e adultos.

Autores

  • Natal Lânia Roque Fernandes Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Maria Amélia Amélia lopes Universidade Do Porto

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5716

Palavras-chave:

Formação de professores, aprendizagem docente, (auto) biografia

Resumo

O artigo aborda questões referentes ao uso de narrativas na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo apresenta como análise o processo de constituição da docência em EJA de cinco professoras de escolas públicas de Fortaleza-Ce. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas pelas professoras durante o curso de formação continuada. A abordagem teórica adotada foi a (auto) biográfica, numa perspectiva de investigação-formação e no modelo interativo-dialógico (PINEAU, 2006; JOSSO, 2004, SOUZA, 2006, 2008; HERNANDEZ, 2006; BASTOS, 2003). Para refletir sobre a formação docente buscamos contribuição de autores como Mizukami e outros (2002), Huberman (1992), Marcelo (1999). Esses estudos evidenciam a experiência pessoal do professor como base para a formação docente, seja inicial ou continuada. A análise apreendida revelou que, de inicio, as professoras conceberam a docência em EJA como um desafio, o qual, enfrentaram buscando “novos fazeres” em sala de aula. Tal atitude contribuiu para um processo de identificação delas com a docência nessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do curso de Licenciatura em Matemática e do curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos do IFCE. Doutoranda em Educação Brasileira na UFC.

Maria Amélia Amélia lopes, Universidade Do Porto

Professora Catedrática Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Downloads

Publicado

2012-06-12

Como Citar

Fernandes, N. L. R., & lopes, M. A. A. (2012). As narrativas de formação nos processos formativos de professores como dispositivo para a reflexão sobre a aprendizagem da docência na educação de jovens e adultos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5716

Edição

Seção

Artigos