Considerações sobre as origens das dificuldades com os conteúdos de Física, a partir de depoimentos de alunos de uma escola pública de Fortaleza

Autores

  • Idevaldo da Silva Bodião Universidade Federal do Ceará
  • Carin Rochane Costa de Araújo Secretaria de Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5689

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Ensino de Física

Resumo

Reconhecendo a existência de percepções negativas dos físicos, como profissionais, e da Física, enquanto componente curricular da educação básica, este trabalho busca identificar indícios das origens dessas aversões, como podem ter se instalado e evoluído e se podem ter interferido nas aprendizagens dos estudantes. Para tanto, realizou-se um “estudo de caso” em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Ceará; os dados aqui apresentados referem-se às entrevistas, semi-estruturadas, realizadas com 12 estudantes das três séries. A análise das informações, feita através de leitura impregnativa, sugere que há associações, quase exclusivas, da disciplina Ciências, do Ensino Fundamental, com Biologia, que há correlações entre as dificuldades em Matemática e Física e que há professores que conseguem envolver seus alunos, o que permite concluir que as experiências positivas, quando existem, decorrem de ações isoladas dos professores, que os alunos não sabem e não gostam de Matemática, fato que interfere nas aprendizagens de Física e que as aversões aos conteúdos de Física não parecem nascer no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Idevaldo da Silva Bodião, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Teoria e Prática do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC

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Publicado

2012-05-29

Como Citar

Bodião, I. da S., & Araújo, C. R. C. de. (2012). Considerações sobre as origens das dificuldades com os conteúdos de Física, a partir de depoimentos de alunos de uma escola pública de Fortaleza. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5689

Edição

Seção

Artigos