Escutar: na dinâmica biológico-cultural do educar

Autores

  • Homero Alves Schlichting Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5471

Palavras-chave:

Palavras-chave, Comunicação, Linguagem e Educação, Cultura.

Resumo

Este texto propõe re-lembrar como o escutar é um processo constitutivo no viver e conviver, e evidnedciar modos fundamentalmente diferentes de escutar. Apresenta-se alguns fundamentos que tratam os fenômenos básicos do humano, apoiado no que têm proposto Humberto Maturana e Ximena Dávila. Há três noções básicas que orientam o que será apresentado neste texto. Primeira: é aquela na qual se vê a pessoa como o observador na linguagem. Segunda: são emoções e emocionares que definem tudo o que fazemos, até mesmo o racional. E a terceira é uma lei sistêmica que diz: “quando em um conjunto de elementos começam a se conservar certas relações, abre-se espaço para que tudo mude em torno das relações que se conservam.” O escutar é olhado como um fenômeno no âmbito relacional do conversar. Daí procura-se evidenciar a centralidade do escutar na educação, ao mostrar os modos básicos do escutar propostos na Biologia-cultural.

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Biografia do Autor

Homero Alves Schlichting, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no PPGE - UFSM

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Publicado

2012-10-08

Como Citar

Schlichting, H. A. (2012). Escutar: na dinâmica biológico-cultural do educar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5471

Edição

Seção

Artigos