Pesquisa e formação: a iniciação científica na graduação como preditora da continuidade da formação pós-graduada stricto sensu.

Autores

  • José Albertino Lordelo UFBA/FACED
  • Joyce Emanuela Santos de Oliveira UFBA/FACED
  • Rodrigo Ferrer Argôlo UFBA/FACE
  • Sarah Prates de Andrade UFBA/FACED

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5412

Palavras-chave:

Iniciação científica, importância e consequências, formação pós-graduada.

Resumo

O presente artigo analisa a capacidade preditiva da Iniciação Científica (IC) para a continuidade na formação em nível de mestrado, bem como o tempo entre a conclusão da graduação e o início desta pós. Foram pesquisados 1074 alunos da Universidade Federal da Bahia que fizeram IC em 2002 e 2003. Os dados confirmam a capacidade preditiva da IC, como também sua importância na antecipação do ingresso no mestrado. No conjunto das graduações, a taxa de continuidade encontrada foi de 42,2%. Em quatro cursos esta predição da IC foi superior a 80,0%. Foram observadas diferenças significativas entre as áreas do conhecimento e entre modalidades de formação – licenciatura ou bacharelado. A IC funciona também como antecipadora da formação pós-graduada; 24,1% dos egressos entraram imediatamente no mestrado e outros 5,9% ingressaram depois de um ano de formado, mas antes de completar o segundo. Esse tempo varia conforme as áreas de conhecimento, o curso de cada aluno e suas respectivas demandas de mercado de trabalho. A formação precoce de mestres e doutores é importante porque mantém esta força de trabalho altamente titulada desde o início da vida produtiva, aumentando o retorno do investimento educacional, e, naturalmente, os benefícios gerados para o estado e para a sociedade. Apesar de haver diferenças desses dados para os diversos cursos e áreas do conhecimento e para os diferentes tipos de formação, a relevância profissional e pessoal da IC para todos os graduandos são destacadas nas diretrizes curriculares e pesquisas que demonstram resultados positivos para eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-08

Como Citar

Lordelo, J. A., Oliveira, J. E. S. de, Argôlo, R. F., & Andrade, S. P. de. (2012). Pesquisa e formação: a iniciação científica na graduação como preditora da continuidade da formação pós-graduada stricto sensu. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.5412

Edição

Seção

Artigos