Chega de saudade

Autores

  • Guacira Lopes Louro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5351

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, feminilidade, masculinidade, relações de poder

Resumo

O filme Chega de saudade, (Laís Bodanski, Brasil, 2008) é utilizado neste artigo como suporte para uma análise de relações de gênero e sexualidade, jogos de poder, cumplicidades e disputas entre homens e mulheres. O filme permite observar construções específicas de masculinidade e feminilidade num determinado grupo etário e social do Brasil contemporâneo. Nessa análise, pretende-se que alguns conceitos recorrentes nos campos de estudos de gênero e sexualidade antes de serem meramente enunciados teóricos sejam ‘postos em funcionamento’. O texto inscreve-se num projeto mais amplo que compreende o cinema como importante instância pedagógica da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guacira Lopes Louro, UFRGS

Doutora em Educação. Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora convidada do programa de pós-graduação em Educação da UFRGS. Foi fundadora do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) e participa deste grupo de pesquisa desde 1990. Pesquisa questões de gênero, sexualidade e teoria queer em articulação com o campo da Educação.

Downloads

Publicado

2012-01-26

Como Citar

Louro, G. L. (2012). Chega de saudade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5351

Edição

Seção

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)