Paternidade em deslocamento: o caso do pai amigo e presente

Autores

  • Maria Simone Vione Schwengber UNIJUÍ
  • Catharina da Cunha Silveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5257

Palavras-chave:

mídia, gênero, paternidade, maternidade

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa inspirada no campo dos Estudos de Gênero. Discutimos a emergência de técnicas de governamento da população inerentes ao projeto da modernidade e a criação de dispositivos em movimento da normalização das condutas paternais (amorosas, afetivas) a partir de preceitos científicos. Definimos esse processo educativo contemporâneo mais amplo como politização da família amorosa – não se trata da família que tem mais filhos/as, mas da que tem menos filhos/as e cuida amorosamente e “cientificamente” deles/as. Para esta discussão, selecionamos artigos da revista Pais & Filhos, sobretudo os da coluna “Pais”, em exemplares de 2009. Como estratégia metodológica, utilizamos a análise de discurso. A partir do resultado das análises, focalizamos um movimento que valoriza o modelo de pai presente, amigo, companheiro e marido participante. A revista dá destaque à afetividade masculina, chamando os homens (os pais) a terem uma posição ativa e amorosa no cuidado e educação dos/as filhos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Simone Vione Schwengber, UNIJUÍ

Possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

Catharina da Cunha Silveira, UFRGS

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/BIC-UFRGS-CNPq 2008-2011. Têm experiência em Educação na área de Educação Infantil. Dedica-se, desde 2008, ao projeto Vulnerabilidade, programas de inclusão social e práticas educativas: uma abordagem na perspectiva dos estudos de gênero e culturais. Insere-se no conjunto de pesquisas que integram a agenda de estudos da Profa. Dra. Dagmar E. E. Meyer acerca da politização do feminino e da maternidade estudando Representações de Paternidade e Mídia, Paternidade e Políticas públicas.

Downloads

Publicado

2012-01-26

Como Citar

Schwengber, M. S. V., & Silveira, C. da C. (2012). Paternidade em deslocamento: o caso do pai amigo e presente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5257

Edição

Seção

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)