Contação de história e seus enlaces: literatura, prática leitora e criatividade
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49616Palavras-chave:
Educação, Meios de Ensino, Material de Ensino, Acervo bibliográfico, Livro de LeituraResumo
A literatura e sua prática são apresentadas como meio para desen- volver inúmeras habilidades, dentre elas o autoconhecimento, a autonomia e a criatividade. Diante disso, é possível perceber o quanto ela pode ser essencial na sala de aula de alfabetização, sendo trabalhada de forma pra- zerosa e instigante, através da contação de história. O presente artigo parte de um estudo realizado com crianças em fase de alfabetização, que mostra como a contação de história trabalhada como deleite pode incentivá-las a desenvolver a prática leitora e seu amor pelos livros. É um trabalho de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento metodológico a obser- vação participante e a aplicação de questionário para seu desenvolvimento. O objetivo é incentivar e compreender a prática da leitura como formadora do leitor por prazer, propiciar a autonomia dessas crianças; a ampliação da criatividade e da imaginação infantil através da contação e do reconto de histórias, formando leitores que possam interpretar e compreender o que leem; despertar a curiosidade e possibilidade de diferenciação do mundo da fantasia do mundo em que vivem, instigando, assim, a prática leitora. Os resultados foram obtidos diante dos dados encontrados durante a contação de história desenvolvida e do questionário de pesquisa aplicado. A conclusão mostra a grande relevância da prática leitora que só passa a existir quando se tem um elo entre família e escola, e sobretudo quando a criança é colocada como ator principal nessa perspectiva, e também enfoca como o potencial da imaginação e da criatividade tende a expandir quando aliado à literatura.
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