Contação de história e seus enlaces: literatura, prática leitora e criatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49616

Palavras-chave:

Educação, Meios de Ensino, Material de Ensino, Acervo bibliográfico, Livro de Leitura

Resumo

A literatura e sua prática são apresentadas como meio para desen- volver inúmeras habilidades, dentre elas o autoconhecimento, a autonomia e a criatividade. Diante disso, é possível perceber o quanto ela pode ser essencial na sala de aula de alfabetização, sendo trabalhada de forma pra- zerosa e instigante, através da contação de história. O presente artigo parte de um estudo realizado com crianças em fase de alfabetização, que mostra como a contação de história trabalhada como deleite pode incentivá-las a desenvolver a prática leitora e seu amor pelos livros. É um trabalho de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimento metodológico a obser- vação participante e a aplicação de questionário para seu desenvolvimento. O objetivo é incentivar e compreender a prática da leitura como formadora do leitor por prazer, propiciar a autonomia dessas crianças; a ampliação da criatividade e da imaginação infantil através da contação e do reconto de histórias, formando leitores que possam interpretar e compreender o que leem; despertar a curiosidade e possibilidade de diferenciação do mundo da fantasia do mundo em que vivem, instigando, assim, a prática leitora. Os resultados foram obtidos diante dos dados encontrados durante a contação de história desenvolvida e do questionário de pesquisa aplicado. A conclusão mostra a grande relevância da prática leitora que só passa a existir quando se tem um elo entre família e escola, e sobretudo quando a criança é colocada como ator principal nessa perspectiva, e também enfoca como o potencial da imaginação e da criatividade tende a expandir quando aliado à literatura.

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Biografia do Autor

Mestranda, UERN

Mestranda em Ensino na área de Ensino de Línguas pelo Programa de Pós Graduação em Ensino, Universidade do Rio Grande do Norte (PPGE/UERN). Pau dos Ferros/RN, Brasil. Email: milly.sara@gmail.com. Telefone: (88) 998514935.

Doutora, UERN

Professora Doutora e mestre em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Educação e em literatura e estudos culturais pela mesma universidade. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Líder do Grupo de Pesquisa GEPPE – Grupo de estudos e pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem. Pau dos Ferros/RN, Brasil. Email: keutresoares@uern.br  Telefone: (84) 981244398

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

REGIS PAIVA, A. S. S., & da Conceição Soares Bezerra, K. G. . (2023). Contação de história e seus enlaces: literatura, prática leitora e criatividade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.49616

Edição

Seção

Artigos