Os desafios da docência no ensino bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v13i1.48586Palavras-chave:
Educação bilíngue, Docência no ensino bilíngue, Organização da escola bilíngueResumo
Trata-se de um recorte de pesquisa cujo objetivo foi compreender, segundo professoras inseridas em contexto escolar bilíngue, como elas têm enfrentado os desafios relacionados às formas de interação e apropriação dos elementos culturais da língua, visando o desenvolvimento da língua materna simultaneamente ao desenvolvimento do inglês. Nos últimos anos, observa-se um aumento na oferta e na procura de escolas bilíngues desde a educação infantil, especialmente as que oferecem o ensino do inglês. Participaram da pesquisa seis professoras que atuam em escolas bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; quatro delas trabalham com o currículo em inglês e duas com o currículo em português. O instrumento escolhido para a produção do material empírico foi a entrevista recorrente, que prevê mais de um encontro com cada participante. A análise baseou-se na abordagem teórico-metodológica dos núcleos de significação, que possibilita a interpretação do material empírico, buscando a compreensão das significações das participantes em relação às suas experiências vividas. A pesquisa aponta que os desafios se encontram, sobretudo, no âmbito da organização escolar, que, por apresentar uma cisão entre o português e o inglês, traz, como consequências, inúmeros outros desafios, como a dificuldade para as professoras de escolas bilíngues manterem suas práticas pedagógicas com dois focos de ensino: as línguas de instrução e os conteúdos curriculares. Além disso, essa cisão pode acarretar desafios no relacionamento das professoras com a gestão, com as famílias e com os próprios alunos, desencadeando sentimentos que afetam seu trabalho docente.
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