Os desafios da docência no ensino bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i1.48586

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Docência no ensino bilíngue, Organização da escola bilíngue

Resumo

Trata-se de um recorte de pesquisa cujo objetivo foi compreender, segundo professoras inseridas em contexto escolar bilíngue, como elas têm enfrentado os desafios relacionados às formas de interação e apropriação dos elementos culturais da língua, visando o desenvolvimento da língua materna simultaneamente ao desenvolvimento do inglês. Nos últimos anos, observa-se um aumento na oferta e na procura de escolas bilíngues desde a educação infantil, especialmente as que oferecem o ensino do inglês. Participaram da pesquisa seis professoras que atuam em escolas bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; quatro delas trabalham com o currículo em inglês e duas com o currículo em português. O instrumento escolhido para a produção do material empírico foi a entrevista recorrente, que prevê mais de um encontro com cada participante. A análise baseou-se na abordagem teórico-metodológica dos núcleos de significação, que possibilita a interpretação do material empírico, buscando a compreensão das significações das participantes em relação às suas experiências vividas. A pesquisa aponta que os desafios se encontram, sobretudo, no âmbito da organização escolar, que, por apresentar uma cisão entre o português e o inglês, traz, como consequências, inúmeros outros desafios, como a dificuldade para as professoras de escolas bilíngues manterem suas práticas pedagógicas com dois focos de ensino: as línguas de instrução e os conteúdos curriculares. Além disso, essa cisão pode acarretar desafios no relacionamento das professoras com a gestão, com as famílias e com os próprios alunos, desencadeando sentimentos que afetam seu trabalho docente.

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Biografia do Autor

Milena Moreira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada no curso de Pedagogia também pela PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente (CNPq / PUC-Campinas). Desenvolveu atividades como monitora na Faculdade de Educação na mesma instituição, nas disciplinas de Educação, Arte e Movimento, Didática do Ensino Fundamental A e Didática do Ensino Fundamental B. Atua como Professora dos anos iniciais em um colégio de rede privada na cidade de Indaiatuba/SP.

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Editora-Chefe da Revista Educação da PUC-Campinas. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores.  Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Santos, M. M. dos ., & Tassoni, E. C. M. (2024). Os desafios da docência no ensino bilíngue. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(1). https://doi.org/10.9771/re.v13i1.48586

Edição

Seção

Artigos