A bioética na formação do biólogo: um desafio contemporâneo

Autores

  • Thaís Andrade Ferreira Dória Universidade Federal da Bahia
  • Lília Maria de Azevedo Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.4612

Palavras-chave:

biólogo, bioética, currículo, educação superior

Resumo

Avanços tecnocientíficos atuais levam a indagações sobre a postura a ser adotada pelos profissionais das ciências, tornando relevante a reflexão quanto à formação ética do biólogo. Neste contexto, o estudo teve como principal objetivo apresentar o panorama de inserção curricular da Bioética e disciplinas similares nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas das Instituições Federais do Brasil. Almejou-se analisar também as linhas teóricas que fundamentam o ensino e as temáticas que predominam nesta abordagem. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, com currículos e ementários pesquisados em 50 instituições brasileiras. Do total, em 36 foram obtidas informações sobre as disciplinas oferecidas e destas, somente em 50% há inserção curricular da Bioética ou disciplinas similares no curso de Biologia. Ementas foram obtidas em apenas 14 universidades e a análise destas revelou que a abordagem predominante é a temática. Os temas trabalhados com maior ênfase são relacionados à ética biomédica, embora tenha sido observada a expansão desta para uma abordagem mais holística, que inclui também questões socioambientais. Contudo, os principais desafios contemporâneos na formação do biólogo ainda parecem incidir na necessidade de suprir as lacunas curriculares quanto ao acesso às abordagens bioéticas e de romper a vigência dos sistemas éticos tradicionais no ensino superior, mediante a inserção de temas inovadores e abrangentes que sejam capazes de direcionar moralmente a atuação profissional destes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Andrade Ferreira Dória, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, com bacharelado em andamento no mesmo curso e Instituição. Áreas de Interesse: Educação, Biologia Social, Etnoecologia e Meio Ambiente.

Lília Maria de Azevedo Moreira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em História Natural pela Universidade Federal da Bahia; Mestre e Doutora em Genética pela Universidade de São Paulo. Atua como Professor Titular no Departamento de Biologia Geral da UFBA.

Downloads

Publicado

2012-05-14

Como Citar

Dória, T. A. F., & Moreira, L. M. de A. (2012). A bioética na formação do biólogo: um desafio contemporâneo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (20). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i20.4612

Edição

Seção

Artigos