Adaptação ao ensino superior: os domínios e os três tempos de afiliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v13i02.45690

Resumo

Com a democratização do acesso ao ensino superior, surgiu o interesse de investigar a adaptação de jovens oriundas de classes populares ao contexto universitário. Assim, objetivou-se caracterizar o perfil de 26 uni- versitárias do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana no interior da Bahia, e as particularidades interpessoais, acadêmicas e vocacionais durante os três tempos de adaptação. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, a partir de levantamento de dados com uso de questionário. A análise dos dados se deu de forma quantitativa a partir do programa SPSS, versão 26, a partir de frequências absolutas e relativas. As participantes foram mulheres entre 18 e 23 anos, negras e mo- radoras de Feira de Santana, em sua maioria. No domínio interpessoal, elas demonstraram bom convívio e facilidade para se comunicar com colegas, pouca interação com docentes e desagrado por estar na universidade sem aula. Quanto ao domínio acadêmico, apresentaram satisfação com o curso escolhido, cansaço para frequentar aulas e pouco tempo de lazer. No domínio vocacional, a maioria das participantes respondeu imaginar boas perspectivas profissionais e boa inserção no mercado de trabalho, mas não souberam se iriam obter reconhecimento social e financeiro que o curso escolhido poderia lhes trazer. Conclui-se que na dinâmica de adaptação, houve equilíbrio no jogo de forças que dificultam ou facilitam a afiliação. Os pares mostraram- -se um suporte afetivo positivo no processo, enquanto a comunicação com professores e o suporte institucional precisavam ser fortalecidos para garantir um melhor engajamento estudantil.

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Biografia do Autor

Thalita Nascimento Gazar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Mirela Iriart, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduei-me em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 1995 e entre 2000 e 2005 realizei o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Sou professora Plena em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de licenciatura. Nos últimos anos tenho me dedicado à pesquisas em torno das trajetórias juvenis em contextos de vulnerabilidade social, das culturas juvenis urbanas, das transições para vida adulta, recortados pela diversidade social, de gênero e étnico racial, e na relação com a escola, em espaços formais e não formais de educação. Atuo desde 2010 no programa de Pós-graduação em Educação da UEFS, orientando estudantes de Mestrado em seus projetos de dissertação, no ensino de disciplinas tais como Juventude e Educação, Culturas e Educação e Metodologia da Pesquisa em Educação. Coordeno o grupo de pesquisa TRACE cujo interesse se constrói na interface entre trajetórias de vida, Culturas e Educação. Entre o período de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizei estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando meus estudos na perspectiva da Psicologia Social, Cultural e Dialógica. Atualmente coordeno a pesquisa Processos de Ingresso no Ensino Superior: desafios, suportes e transições entre jovens em universidades públicas da Bahia.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Gazar, T. N., & Figueiredo Santos Iriart, M. (2023). Adaptação ao ensino superior: os domínios e os três tempos de afiliação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(02). https://doi.org/10.9771/re.v13i02.45690

Edição

Seção

Artigos