Envelhecimento, gênero e sexualidade: modos de pesquisar, modos de subjetivar

Autores

  • Daniel Vieira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernando Altair Pocahy Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45570

Palavras-chave:

envelhecimento, gênero, sexualidade, subjetivação

Resumo

O presente artigo revisa e analisa parte da bibliografia que articula envelhecimento, velhice e gênero, e de forma mais ampla, inclui em suas análises estudos sobre modos de subjetivação e velhice. A metodologia utilizada foi o levantamento de artigos nas plataformas Scielo e Portal de Periódicos Capes, a partir das palavras-chave “envelhecimento, gênero” e “velhice, gênero”, organização dos artigos localizados em categorias, e em seguida a leitura e análise crítica dos mesmos. Entre as evidências encontradas destacamos artigos que utilizam gênero como categoria de análise das tramas do envelhecimento e que apontam caminhos para o desenvolvimento de perspectivas biopolíticas e interseccionais. Esses estudos, a partir do entrelaçamento dos marcadores de geração, aqui em específico a fase idosa, e performatividades de gênero engendradas nos/com/pelos sujeitos, indicam que os modos de pesquisar o envelhecimento configuram-se como modos de subjetivação, produzindo certos significados e sentidos sobre o corpo, em especial idoso.

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Biografia do Autor

Daniel Vieira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagogo (FEBF/UERJ), professor da educação básica, mestre em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC/UERJ), doutorando em Educação (PROPED/UERJ).

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de pós-graduação em Educação- ProPEd e do Programa de Pos-Graduacao em Psicologia Social - PPGPS / UERJ. Coordenador do geni - eatudos de gênero e sexualidade.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Silva, D. V., & Pocahy, F. A. (2022). Envelhecimento, gênero e sexualidade: modos de pesquisar, modos de subjetivar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.9771/re.v11i1.45570

Edição

Seção

Nº temático: Pedagogias o presente: Como nos tornamos o que somos? (finalizado)