Avaliação processual da aprendizagem e regulação pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente.

Autores

  • José Albertino Lordêlo UFBA/FACED
  • Dora Leal Rosa UFBA
  • Lisa de Almeida Santana UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.4555

Palavras-chave:

avaliação processual, avaliação da aprendizagem, regulação pedagógica.

Resumo

O presente artigo trata da temática da avaliação processual e da regulação pedagógica da aprendizagem na educação básica em Salvador, Bahia, Brasil. O principal objetivo foi investigar os limites e as possibilidades na sua implementação, uma vez que há grande convergência entre educadores sobre a necessidade de mudar a forma tradicional de avaliação – somativa, classificatória e excludente, por modalidades processuais, de naturezas formativas e includentes. Esta mudança vem acontecendo em algumas escolas, contudo, não foi consolidado. O problema de pesquisa, então, foi descobrir onde estão as dificuldades e por que tem sido tão difícil consolidar esta mudança? A investigação foi conduzida utilizando-se a técnica de grupo focal com professoras de uma escola particular da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Entre as temáticas tratadas estavam a formação docente, práticas pedagógicas e encargos docentes. Os resultados mostram que as mudanças na avaliação da aprendizagem estão inseridas em contextos de mudanças pedagógicas mais amplas e que as dificuldades estão mais no contexto político e social do que propriamente na escola. No que diz respeito aos encargos docentes, a avaliação processual, seu diversificado instrumental, sua aplicação contínua e o acompanhamento personalizado do aluno requerem mais dedicação do professor à escola. Como a escola no Brasil é de tempo parcial e a remuneração do professor é baixa ele necessita manter vínculos com outras instituições escolares para complementar a renda. Neste sentido, a escola de tempo integral e o professor de dedicação exclusiva são apontados como pré-requisitos para o desenvolvimento pleno de modelos avaliativos processuais.

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Publicado

2011-08-02

Como Citar

Lordêlo, J. A., Rosa, D. L., & Santana, L. de A. (2011). Avaliação processual da aprendizagem e regulação pedagógica no Brasil: implicações no cotidiano docente. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (17). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i17.4555

Edição

Seção

Artigos