Melhor um pássaro na mão do que dois voando? Educação física escolar e lei 13415/2017
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i2.43699Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Tendência Esportivista. Movimento Renovador. Lei 13415/2017. BNCC.Resumo
Este trabalho propõe uma análise do atual contexto da Educação Física (EF) escolar diante da aprovação da lei federal nº 13415/2017. Na EF é recorrente à nível de senso comum, a associação da disciplina com a função exclusiva de formação de equipes e combate ao sedentarismo. Essa visão nega o surgimento de abordagens teóricas a partir da década de 1980, que representam a construção de ideias que se contrapõem ao modelo esportivista. A dificuldade em justificar e romper com o paradigma biológico no campo da EF ainda é um obstáculo do campo acadêmico. Como metodologia foi realizada revisão de literatura, caracterizando uma pesquisa eminentemente qualitativa. Com a disputa por espaço no currículo, em função da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a EF tem uma clara necessidade de definir sua relevância para a formação dos alunos. Assim, considerando a importância de elementos presentes no esporte competitivo é preciso valorizar sua ressonância e ressignificá-lo na escola.Downloads
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