Imagens do cotidiano e formação sensível
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491Palavras-chave:
Cultura visual, Leitura de imagens, Imagem publicitária, Educação estéticaResumo
Tendo em vista a necessidade de uma educação voltada à sensibili- dade humana, este artigo busca discorrer acerca do uso da imagem publicitária no ensino da arte como proposta de educação sensível. Partimos da ideia de que toda imagem é produtora de sentido e, portanto, a imagem midiática, tão comumente veiculada nos dias atuais, passa a ser um importante objeto a ser contemplado. Com apoio em Samain (2012), Kossoy (2005) e Joly (2012) em relação aos estudos da imagem e em Duarte Jr. (1981; 2010) e Lemonchois (2003) a respeito da educação do sensível, este texto foi realizado para ser mais uma contribuição às reflexões relacionadas ao uso da imagem no ensi- no da arte na educação básica. Como algumas das considerações apontadas, entendemos que observar, perceber, interpretar e analisar imagens são ações relevantes ao ensino da arte e à formação da sensibilidade. Ao instigar uma percepção mais apurada em relação às imagens publicitárias nos espaços educativos formais, o professor de arte pode contribuir para ampliar a ca- pacidade dos estudantes de fazerem sua leitura de mundo e de produzirem novos sentidos para as suas vivências.
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Referências
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