Imagens do cotidiano e formação sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491

Palavras-chave:

Cultura visual, Leitura de imagens, Imagem publicitária, Educação estética

Resumo

Tendo em vista a necessidade de uma educação voltada à sensibili- dade humana, este artigo busca discorrer acerca do uso da imagem publicitária no ensino da arte como proposta de educação sensível. Partimos da ideia de que toda imagem é produtora de sentido e, portanto, a imagem midiática, tão comumente veiculada nos dias atuais, passa a ser um importante objeto a ser contemplado. Com apoio em Samain (2012), Kossoy (2005) e Joly (2012) em relação aos estudos da imagem e em Duarte Jr. (1981; 2010) e Lemonchois (2003) a respeito da educação do sensível, este texto foi realizado para ser mais uma contribuição às reflexões relacionadas ao uso da imagem no ensi- no da arte na educação básica. Como algumas das considerações apontadas, entendemos que observar, perceber, interpretar e analisar imagens são ações relevantes ao ensino da arte e à formação da sensibilidade. Ao instigar uma percepção mais apurada em relação às imagens publicitárias nos espaços educativos formais, o professor de arte pode contribuir para ampliar a ca- pacidade dos estudantes de fazerem sua leitura de mundo e de produzirem novos sentidos para as suas vivências.

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Biografia do Autor

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2019), possui Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012) e Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). É professora efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, SC.

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutoramento realizado na Université de Strasbourg (2011) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da mesma instituição.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Francez, L., & Sant’Anna, M. R. (2023). Imagens do cotidiano e formação sensível. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(01). https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491

Edição

Seção

Artigos