Práticas conservadoras e educação brasileira: reflexões sobre a ditadura militar (1964-1985) e o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i2.42556Palavras-chave:
Educação, Conservadorismo, PráticasResumo
o presente artigo tem o objetivo de analisar as relações entre conservadorismo e educação brasileira em diferentes contextos históricos, especialmente entre a Ditadura Militar (1964-1985) e o cenário pós-eleições de 2018. Para a realização de tal análise, recorremos ao conceito ferramenta de prática. Foram mobilizados estudos sobre o cenário atual, os quais apontam a relação entre neoliberalismo e neoconservadorismo, bem como fontes históricas referentes ao período de ditadura, sendo elas o texto da Reforma do Ensino de 1971 e um volume da Enciclopédia Didática de Pesquisa. De forma geral, o texto encontra-se dividido em 4 partes. Na primeira parte, apresentamos as influências que o conservadorismo e o neoliberalismo têm exercido na Educação brasileira, bem como apresentamos o conceito de prática como ferramenta teórico-metodológica. Na sequência, apresentamos algumas características do período anterior ao Golpe Militar de 1964, identificando a emergência da significativa polarização entre as esquerdas e a direitas. No terceiro tópico, apresentamos as práticas de cunho conservador adotadas pelo Estado em relação à educação, durante o período de ditadura. Para finalizar, analisamos o exemplar de Educação Moral e Cívica, integrante de um conjunto de livros referentes às disciplinas escolares, publicados pela Editora Didática Paulista LTDA, de São Paulo. Os resultados, ainda iniciais, apontam para a existência de práticas atuais que, de alguma forma, possuem emergência em períodos históricos autoritários, apesar de suas diferenças.Downloads
Referências
BALL, Stephen. MAGUIRRE, Meg. BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: Atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 7 Mar. de 2018.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BRASIL, Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em 06/05/2020.
CORSETTI, Berenice. Neoconservadorismo e Políticas Educacionais no Brasil. In: Revista Educação Unisinos, v. 23, n. 4, 2019, p. 774-784. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/viewFile/edu.2019.234.11/60747441. Acesso: 13 jun. 2020.
DALBOSCO, Claudio A. Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas. Palestra conferida em Encontro de estudos do NUPEFE. Universidade de Passo Fundo. Texto Digitado. 2019.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENCICLOPÉDIA Didática de Pesquisas. Editora Didática Paulista LTDA: São Paulo, s.n.
MARÍN-DÍAZ, Dora L.; PARRA-LEÓN, Gustavo A. La noción de prática: possibilidades para pensar em educación. In: LOPES, Maura C.; MORGENSTERN, Juliane M. (orgs). Inclusão e Subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas. Curtiba: Appris, 2019.
MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos Reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHWARCZ, Lilia M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. REIS, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos. Avanço conservador na educação brasileira: uma proposta de governo pautada em polêmicas (2018). Revista Cantareira, nº 33, 2020, p. 62-78.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.