Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade no ideário de um grupo de professores EBTT
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42211Palavras-chave:
CTS, formação docente, conceitos de educação, educação tecnológica.Resumo
Este trabalho consiste na investigação de concepções que se aproximam ou se distanciam da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) presentes no ideário de professores da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes no Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O objetivo é contribuir para o debate teórico-prático entre professores, visando uma abordagem que concilia questões sociais com a dimensão técnico-científica em um campo educacional essencialmente científico e tecnológico. Este trabalho tem caráter qualitativo, assumido como uma pesquisa exploratória para levantamento inicial de concepções. Entre as concepções, a ciência aparece como não totalmente legítima e absoluta, dentro de uma perspectiva salvacionista, com a crença no modelo de decisões tecnocráticas. Também se revelaram opiniões ambíguas sobre a linearidade do desenvolvimento científico, a neutralidade da ciência, as controvérsias na educação e a natureza da tecnologia. Através desse estudo, obtiveram-se contribuições significativas no sentido de debate e desenvolvimento do referido ideário sobre as concepções nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade circulantes. Dessa forma buscou-se contribuir para o estabelecimento de um debate teórico-prático em torno da abordagem CTS, a fim de construir intervenções educacionais coerentes com as verdadeiras necessidades do grupo de professores.Downloads
Referências
AIKENHEAD, Glen S.; RYAN, Alan G. The development of a new instrument: “Views on science-technology-society” (VOSTS). Science education, v. 76, n. 5, p. 477-491, 1992. Disponível em: < https://education.usask.ca/documents/profiles/aikenhead/vosts_2.pdf>. Acesso em 28 out. 2020.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006. Disponível em: < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ ART8_Vol5_N2.pdf>. Acesso em 28 out. 2020.
BAZZO, Walter Antônio; LINSINGEN, Irlan von; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero América. Madrid (Espanha): OEI-Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003. Disponível em: < https://www.oei.es/historico/ salactsi/introducaoestudoscts.php>. Acesso em 28 out. 2020.
CHRISPINO, Álvaro, SILVA, Marco Aurélio Ferreira Brasil, MELO, Thiago Branãs, ALBUQUERQUE, Márcia Bengio. Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS. Da Investigação às Práticas, v. 7, n. 2, p. 91-115, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S2182-13722017000200007&script=sci_abstract&tlng=fr>. Acesso em 28 out. 2020.
CHRISPINO, Álvaro. Introdução aos enfoques CTS–Ciência, Tecnologia e Sociedade–na Educação e no Ensino. Documentos de Trabajo. Iberciência, n. 4, 2017. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/divulgacioncientifica/IMG/pdf/introducao_aos_enfoques_cts_na_educacao_e_no_ensino_final.pdf>. Acesso em 28 out. 2020.
CUNHA, Alexander Montero; da SILVA, Dirceu. Ideário docente sobre as Relações CTS. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Anais ...2009. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1188.pdf>. Acesso em 28 out. 2020.
DOMICIANO, Tamara Dias; LORENZETTI, Leonir. A educação ciência, tecnologia e sociedade no curso de licenciatura em ciências da UFPR litoral. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172020000100308 &tlng=pt >. Acesso em 28 out. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SILVA, Cibelle Celestino; MOURA, Breno Arsioli. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1602.1-1602.10, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-47442008000100016&script=sci_arttext >. Acesso em 28 out. 2020.
STROUPE, David. Examining classroom science practice communities: How teachers and students negotiate epistemic agency and learn science‐as‐practice. Science Education, v. 98, n. 3, p. 487-516, 2014. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/ doi/abs/10.1002/sce.21112> . Acesso em 28 out. 2020.
VÁZQUEZ ALONSO, Ángel. ACEVEDO DÍAZ, José Antonio. MANASSERO MAS, María Antonia. ACEVEDO ROMERO, Pilar. Actitudes del alumnado sobre ciencia, tecnología y sociedad, evaluadas con un modelo de respuesta múltiple. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 08, n. 02, 2006b. Disponível em: < http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1607-40412006000200005&script=sci_abstract &tlng=en>. Acesso em 28 out. 2020.