Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade no ideário de um grupo de professores EBTT

Autores

  • Ricardo de Lima Silva IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim. http://orcid.org/0000-0003-3663-0605
  • Lilian Amaral de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais, campus Arcos/MG. http://orcid.org/0000-0001-6672-654X
  • Rogério Eustáquio de Souza IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim/MG. http://orcid.org/0000-0001-6466-0487

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42211

Palavras-chave:

CTS, formação docente, conceitos de educação, educação tecnológica.

Resumo

Este trabalho consiste na investigação de concepções que se aproximam ou se distanciam da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) presentes no ideário de professores da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes no Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O objetivo é contribuir para o debate teórico-prático entre professores, visando uma abordagem que concilia questões sociais com a dimensão técnico-científica em um campo educacional essencialmente científico e tecnológico. Este trabalho tem caráter qualitativo, assumido como uma pesquisa exploratória para levantamento inicial de concepções. Entre as concepções, a ciência aparece como não totalmente legítima e absoluta, dentro de uma perspectiva salvacionista, com a crença no modelo de decisões tecnocráticas. Também se revelaram opiniões ambíguas sobre a linearidade do desenvolvimento científico, a neutralidade da ciência, as controvérsias na educação e a natureza da tecnologia. Através desse estudo, obtiveram-se contribuições significativas no sentido de debate e desenvolvimento do referido ideário sobre as concepções nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade circulantes. Dessa forma buscou-se contribuir para o estabelecimento de um debate teórico-prático em torno da abordagem CTS, a fim de construir intervenções educacionais coerentes com as verdadeiras necessidades do grupo de professores.

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Biografia do Autor

Ricardo de Lima Silva, IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim.

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim. Doutorando em Educação pela UFES (2019-2022). Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (IFMG/2016). Graduado em Desenho Industrial pela UEMG (2008). Pós Graduado em Gerência e Tecnologia da Qualidade e Engenharia de Produção pelo CEFET-MG (2004). Pós graduado em Docência (Licenciado) pelo IFMG Arcos. Projetista de Engenharia (1992-2014). Professor EBTT no IFMG (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: em educação tecnológica, projetos industriais, meio ambiente e engenharia de produção.

Lilian Amaral de Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais, campus Arcos/MG.

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Arcos, e coordenadora do Centro de Educação a Distância (CEAD) do mesmo campus. Doutora (2012-2015), mestre (2011-2012) e bacharel (2007-2010) em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Química pela Universidade de Uberaba. Foi professora de disciplinas relacionadas à Química do Centro Universitário Una (unidades de Betim e BH) entre 2014 e 2019. É parecerista das revistas Protagonista e Multiatual. Foi paraninfa dos formandos de Engenharia Química de 2019/2 do Centro Universitário Una e professora homenageada da primeira turma de formandos do curso de Engenharia Química da UNA, em agosto de 2019. Ganhou o prêmio de reconhecimento docente da mesma instituição, em 2015, e, como parte do prêmio, participou de vários cursos de metodologias ativas de aprendizagem, ministrados pela Perestroika, como Gamificação, PBL, Metodologia de projetos, Pair Instruction, Sala de aula Invertida, entre outros. Foi curadora do preparo do material didático das disciplinas Físico-Química e Química para Processos, disciplinas ofertadas na modalidade de ensino híbrido (atividades presenciais e à distância). É co-autora de dois livros didáticos aprovados pelo MEC que tratam do uso da metodologia de projetos no ensino básico. Orienta alunos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, atuando em diversas áreas.

Rogério Eustáquio de Souza, IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim/MG.

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Betim. Mestre em Engenharia de Materiais pela Rede Temática de Engenharia de Materiais - REDEMAT - UFOP/CETEC/UEMG - 2004; pós-graduando lato sensu em Docência - EaD pelo IFMG - Campus Arcos-MG - 2020; graduado em Engenharia Mecânica - 1984 e Técnico Em Mecânica - 1977, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é professor de dedicação exclusiva do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Betim. Foi professor substituto do Curso de Engenharia Mecânica da UFMG (1992-1994), e dos Cursos de Tecnologia em Normalização e Qualidade e de Engenharia Mecânica do CEFET-MG (1995 - 2004); coordenador dos Cursos Superiores de Engenharia Mecânica e de Tecnologia em Mecatrônica Industrial da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte-MG (2006 - 2011), foi Gerente das Oficinas de Manutenção da CBTU - METRÔBH onde trabalhou por 27 anos . Experiência na área de Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Manutenção, atuando principalmente em: Manutenção Metroferroviária, Engenharia de Produção, Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais e Ferramentas.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Silva, R. de L., de Carvalho, L. A., & de Souza, R. E. (2022). Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade no ideário de um grupo de professores EBTT. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42211

Edição

Seção

Artigos