Educação, transmissão e cultura: as cantigas tradicionais como legado histórico-cultural no contexto escolar

Autores

  • Juliana de Almeida Carvalho Silva Universidade Ibirapuera
  • Crislei de Oliveira Custódio Universidade Ibirapuera

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i3.39164

Palavras-chave:

Escola, Cultura, Cantigas Tradicionais, Hannah Arendt, Georges Snyders.

Resumo

Este artigo busca resgatar o sentido das cantigas tradicionais na escola como forma de transmissão de um legado histórico-cultural, partindo do conceito de educação proposto por Hannah Arendt e da noção de alegria na escola de Georges Snyders. A contribuição de Arendt para este debate se dá pela reflexão acerca do possível sentido da atividade educativa enquanto relação intergeracional que é estabelecida na inserção da criança no mundo por meio da transmissão de saberes, hábitos, valores e conhecimentos. Essa inserção, na perspectiva arendtiana, ao mesmo tempo em que possibilita compreender o mundo, permite o estabelecimento de laços de pertencimento. Snyders, por seu turno, pensa a escola como um espaço social e cultural em que ocorre o contato da criança com a cultura elaborada e com as tradições. Isso é o que caracterizaria a escola como um universo específico, no qual, pela disciplina e pelo esforço intelectual, se teria acesso à alegria do conhecimento e à satisfação da cultura. Diante dessa aproximação do pensamento de Arendt e de Snyders é que as cantigas serão abordadas neste artigo. Entende-se que elas constituem um patrimônio histórico-cultural a ser transmitido através de práticas lúdicas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Juliana de Almeida Carvalho Silva, Universidade Ibirapuera

Professora de Educação Básica da Rede Municipal de São Paulo e Mestranda em Educação pela Universidade Ibirapuera

Crislei de Oliveira Custódio, Universidade Ibirapuera

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera

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Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2021-12-28

Versões

Como Citar

Silva, J. de A. C., & Custódio, C. de O. (2021). Educação, transmissão e cultura: as cantigas tradicionais como legado histórico-cultural no contexto escolar. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.9771/re.v10i3.39164

Edição

Seção

Artigos