Aprendendo ligações químicas por meio dos alimentos: guia didático para potencializar as inteligências múltiplas no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38927

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas, Ensino de Química, Guia Didático.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o “Guia didático aprendendo sobre ligações químicas a partir dos alimentos”, um produto educacional elaborado e aplicado numa pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) da Universidade Federal do Acre (UFAC), que buscou investigar e discutir as vantagens que o processo de ensino, baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), pode trazer à aprendizagem de Ligações Químicas no 1° ano do Ensino Médio. Gardner, o principal expoente da TIM, afirma que todas as pessoas apresentam diversos tipos de inteligência ao longo da vida, não só a lógico-matemática e linguística, e que estas podem ser desenvolvidas mediante estímulos recebidos e as capacidades e níveis de competência individuais. O autor ressalta ainda que é papel da educação proporcionar meios para desenvolver essas inteligências. É um tema muito abordado atualmente no Brasil e no mundo, mas poucos estudos são voltados ao ensino de Química. O Guia está organizado na forma de encartes, e contém a orientação pedagógica para a realização do projeto Ligações Químicas e Alimentos, além de sugestões de atividades para potencializar as Inteligências Múltiplas no Ensino de Química. Este material, com todos os anexos, fichas, cartas, e sequências didáticas encontram-se disponível em: https://bit.ly/2Kliwxx. Os resultados da pesquisa indicaram que a aplicação do produto melhorou a motivação, a participação e a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Georgiana Martins do Nascimento

Mestre Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - PPGPECIM/UFAC;

Professora de Química - IFAC/Campus Cruzeiro do Sul

 

 

Antônio Igo Barreto Pereira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação - PPGE/UFSCar Professor de Psicologia da Educação - CELA/UFAC Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - PPGPECIM/UFAC Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação, Sexualidade e Violência - NEPESV

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. As Bases Teórico-Metodológicas da Educação de Adultos e os Desafios da metodologia Ativa nos Cursos de Graduação. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: relatos e reflexões. Coord. De Humberto Miguel Garay Malpartida e Anna Karenina Martins. EACH/USP. São Paulo: Intermeios, 2015; p. 17-33.

ANTUNES, Celso. As inteligências Múltiplas e seus Estímulos. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.

CHASSOT, T. A. A Química para a formação do cidadão. Conferência de abertura. ENEQ, 7, 1996. Campo Grande. Anais: A Ciência através dos tempos. UFMS, Campo Grande, 1996

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MOL, Gerson de Souza. Ensino de Química: visões e reflexões. IJUÍ: ed. Unijuí, 2012.

NUNES, A. S.; ADORNI, D. S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Encontro Dialógico Transdisciplinar, 2010, Vitória da Conquista, BA: Educação e conhecimento científico, 2010.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.; MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de Química em Foco. IJUÍ: Ed. Unijuí, 2011.

SCHNETZLER, R.P.; ARAGÃO, R.M.R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.

TEIXEIRA, Kelison Ricardo. Uma Sequência Didática Elaborada à luz da Teoria das Inteligências múltiplas de Gardner para o Ensino de reações Químicas: Novas Possibilidades para a Aprendizagem. Tese de Mestrado. Lavras, MG, 2015.

ZANON, L. B.; MALDANER, Otávio Aloisio. Fundamentos e Propostas para o Ensino de Química no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Nascimento, F. G. M. do, & Pereira, A. I. B. (2022). Aprendendo ligações químicas por meio dos alimentos: guia didático para potencializar as inteligências múltiplas no ensino de química. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38927

Edição

Seção

Artigos