Planejamento das aulas no cotidiano da alfabetização: práticas, perspectivas e desafios

Autores

  • Silvana Maria Bellé Zasso FURG- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Paula Pires da Silva Secretaria de Município da Educação- SMEd Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • Daniele Simões Borges FURG- Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i3.38184

Palavras-chave:

Planejamento. Alfabetização. Práticas pedagógicas.

Resumo

Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2018, com professoras alfabetizadoras de um município do interior do Rio Grande do Sul, as quais participaram da formação realizada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018. Problematizamos acerca da prática de planejamento das aulas pautados por referenciais que discutem o trabalho docente pelo viés coletivo e reflexivo na ação alfabetizadora e tratamos das orientações dos Cadernos de Formação do PNAIC 2012 e 2014. Explicamos a abordagem metodológica, mostrando que, por nos situarmos na área das ciências humanas e pesquisarmos fenômenos e fatos que não são possíveis de serem controlados, sustentamos a investigação numa metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados nos permitem afirmar que há uma prática de planejamento que ora acontece de forma individual e ora coletiva e que as condições de trabalho destas profissionais nem sempre favorecem os encontros. Percebemos que as áreas de conhecimento mais abordadas por estas alfabetizadoras são a linguagem e matemática por acreditarem que no 3º ano do ciclo da alfabetização o domínio da leitura e escrita e os conceitos matemáticos precisam ser consolidados. Por fim, existe uma tendência forte de práticas de planejamento integrado.

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Biografia do Autor

Silvana Maria Bellé Zasso, FURG- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar e Séries Iniciais (UNIJUI - 1987-1991); Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997-UNIJUI) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008-UFRGS). Atualmente é professora Associado - Nível III da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (desde 1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, metodologias de ensino e educação de jovens e adultos.Tem experiência em Gestão Universitária em funções como: Coordenação de Curso(adjunto e titular -2000-2004), Direção de Unidade Acadêmica ( Diretora do Instituto de Educação - 2008-2012) Direção Administrativa na Pro Reitoria de Graduação - Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação - DIADG ( 2013- 2016). Atualmente coordena o Curso de Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Núcleo de estudos em Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização - NEEJAA e o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL. Vice- líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq,

Paula Pires da Silva, Secretaria de Município da Educação- SMEd Prefeitura Municipal do Rio Grande

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG(2018), Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Educar Brasil(2011);Graduada em Pedagogia Habilitação Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2005); Formou-se em Magistério a nível de Ensino Médio pela Instituto Estadual Juvenal Muller(2001); Atuou como Assessora e Coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande-SMEd de 2013 á 2016 ; foi Orientadora de Estudos Municipais e Coordenadora Local do Curso de Formação de Professores do MEC- Pacto Nacional pela Alfabetização ( anos de 2013-2014-2015 e 2016). Atualmente é Professora Alfabetizadora (Turma de1ºANO) na E.M.E.F Cipriano Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação à 16 anos, com ênfase em Alfabetização à 10 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização e progressão continuada. Professora Alfabetizadora Colaboradora no o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura- LAPIL/ FURG. Professora Pesquisadora membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq.

Daniele Simões Borges, FURG- Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). É professora na Prefeitura do Rio Grande atuando nos Anos Iniciais. Atua também como docente no curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil ? UAB vinculada a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É professora substituta na FURG atuando na área da didática. É, também, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) investigando os seguintes temas: Educação Superior, políticas e formação docente, docência iniciante, epistemologia e educação em ciências.

Referências

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Zasso, S. M. B., da Silva, P. P., & Borges, D. S. (2020). Planejamento das aulas no cotidiano da alfabetização: práticas, perspectivas e desafios. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(3). https://doi.org/10.9771/re.v9i3.38184

Edição

Seção

Artigos