Planejamento das aulas no cotidiano da alfabetização: práticas, perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i3.38184Palavras-chave:
Planejamento. Alfabetização. Práticas pedagógicas.Resumo
Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2018, com professoras alfabetizadoras de um município do interior do Rio Grande do Sul, as quais participaram da formação realizada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018. Problematizamos acerca da prática de planejamento das aulas pautados por referenciais que discutem o trabalho docente pelo viés coletivo e reflexivo na ação alfabetizadora e tratamos das orientações dos Cadernos de Formação do PNAIC 2012 e 2014. Explicamos a abordagem metodológica, mostrando que, por nos situarmos na área das ciências humanas e pesquisarmos fenômenos e fatos que não são possíveis de serem controlados, sustentamos a investigação numa metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados nos permitem afirmar que há uma prática de planejamento que ora acontece de forma individual e ora coletiva e que as condições de trabalho destas profissionais nem sempre favorecem os encontros. Percebemos que as áreas de conhecimento mais abordadas por estas alfabetizadoras são a linguagem e matemática por acreditarem que no 3º ano do ciclo da alfabetização o domínio da leitura e escrita e os conceitos matemáticos precisam ser consolidados. Por fim, existe uma tendência forte de práticas de planejamento integrado.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ bncc_ei_ef_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento Escolar- Alfabetização e ensino da Lingua Portuguesa. Ano 1, Unidade 02- Brasília: MEC, SEB, 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A Organização do Planejamento e da Rotina no Ciclo da Alfabetização na perspectiva do letramento. Ano 2, Unidade 02- Brasília: MEC,SEB,2012b.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
CORSINO, Patricia. 2007. As crianças de seis anos e as áreas de conhecimento. In: Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. (org.) Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Permanente do Professorado: novas tendências. Trad. Sandra Trabusco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ªEd., São Paulo, Cortez, 2011.
LAVILLE, Christian. DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG 1999.
MORAIS, Artur, Gomes de. Consciência fonológica na Educação Infantil e no ciclo da Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
NERY, Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
NÓVOA, António (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora,1991.
SÁ, Carolina Figueiredo de; LIMA, Sheila Britto de Amorim. Ciclo de alfabetização e direitos de aprendizagem. In: BRASIL. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as diretrizes curriculares nacionais da educação básica e o ciclo de alfabetização. Caderno 1. Brasília: MEC, SEBE, 2015.
PINHO, Patrícia Moura. Currículo e alfabetização nos planos de estudos: construções interdiscursi- vas. 2006. 177 f. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.