Desenvolvimento Profissional Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste: uma Revisão Integrativa

Autores

  • Thaidys da Conceição lima do Monte Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37994

Palavras-chave:

Pesquisa, Pós-graduação, Desenvolvimento Profissional Docente, Revisão Integrativa.

Resumo

O Desenvolvimento Profissional Docente apresenta-se como uma
temática importante para a apreensão do conhecimento científico produzido
nas teses dos programas de pós-graduação em educação, uma vez que devemos
compreender e ampliar o nosso olhar sobre as produções nesse campo
de estudo, com vistas a um fortalecimento e reflexão sobre essa temática no
que concerne à formação de professores. Sendo assim, o objetivo geral deste
estudo é investigar a produção científica nos programas de pós-graduação
em educação do Nordeste, relativa à temática do Desenvolvimento Profissional
Docente. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do
tipo integrativa e, como lócus para o levantamento bibliográfico, utilizou-se
os bancos de teses dos programas de pós-graduação em educação da Região
Nordeste, com nota Qualis Capes 5. Foram utilizados os seguintes descritores:
“Desenvolvimento Profissional Docente” e “Desenvolvimento Profissional de
Professores”. Após análise inicial, 20 teses atenderam aos critérios de inclusão,
as quais foram lidas e a partir das quais foi feita uma análise reflexiva. Como
conclusão, aprende-se que a Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Ceará é o programa com mais teses defendidas que abordam a
temática do desenvolvimento profissional docente, e que existe uma escassez
de trabalhos sobre o tema nos demais programas investigados. As teses que
tinham como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência foram as que discutiram com maior profundidade o tema
Desenvolvimento Profissional Docente e, em algumas teses, a formação de
professores está diretamente ligada a este Desenvolvimento, compreendendo
que este é amplo e vai além da referida formação.

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Biografia do Autor

Thaidys da Conceição lima do Monte, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE. Mestre em Educação pelo PPGE / UECE com área de concentração em formação de professores(2016) . Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela USP ( 2004), especialista no ensino de Educação Física pela FFB ( 2008) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado ( 2012 ) na modalidade de educação especial. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Membro do Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar (GEEFE/UECE) e Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação para a pesquisa em Educação Física, Formação de professores, Didática e Educação Física e Esporte Adaptado

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016); Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001).Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará desde 2005. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). É professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE, desde 2013

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Integra o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Áreas de interesse: Formação de Professores, Identidade Docente, Educação Inclusiva.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

Monte, T. da C. lima do, Ferreira, H. S., & Falcão, G. M. B. (2021). Desenvolvimento Profissional Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste: uma Revisão Integrativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37994

Edição

Seção

Artigos